Oséias 1:6
Gômer engravidou novamente e deu à luz uma filha. Então o Senhor disse a Oséias: "Dê a ela o nome de Lo-Ruama, pois não mais mostrarei amor para com a nação de Israel, a ponto de perdoá-la.
Significado de Oséias 1:6
Gômer é a esposa de Oséias, um profeta do Antigo Testamento.
Gômer engravidou novamente e deu à luz uma filha.
A filha de Gômer foi chamada de Lo-Ruama.
Lo-Ruama significa "não amada".
Deus pediu a Oséias para dar esse nome à filha de Gômer para simbolizar a rejeição de Israel por Deus.
Isso significa que Deus não mais mostrará amor para com Israel.
Deus decidiu não mais mostrar amor para com Israel por causa de sua infidelidade e pecado.
Isso não significa que Deus não perdoará mais Israel, mas que eles precisam se arrepender e voltar para Ele.
Isso significa que Oséias e sua família são um exemplo vivo da relação de Deus com Israel.
Podemos aprender que Deus é um Deus de amor, mas também é justo e exige obediência e arrependimento de Seu povo.
Explicação de Oséias 1:6
A história da filha de Gômer e a falta de amor de Deus
Oséias, um profeta do Antigo Testamento, recebeu uma mensagem de Deus para se casar com uma mulher chamada Gômer, que representava a infidelidade do povo de Israel para com Deus. Gômer engravidou três vezes e cada filho que teve recebeu um nome simbólico que representava a punição que Deus traria sobre Israel por sua desobediência.
No segundo filho, Gômer deu à luz uma menina e Deus disse a Oséias para chamá-la de Lo-Ruama, que significa "não amada". Essa filha representava a rejeição de Deus ao povo de Israel, que havia se afastado dele e se entregado à idolatria e à imoralidade.
Deus havia escolhido Israel como seu povo especial e havia feito uma aliança com eles, prometendo abençoá-los e protegê-los se eles obedecessem seus mandamentos. No entanto, Israel havia se afastado de Deus e se voltado para outros deuses, trazendo sobre si mesmos a ira divina.
Ao dar à filha de Gômer o nome de Lo-Ruama, Deus estava anunciando que não mais mostraria amor para com a nação de Israel, a ponto de perdoá-la. Isso não significava que Deus não amava mais o povo de Israel, mas que ele não poderia mais tolerar sua desobediência e precisaria discipliná-los para que se arrependessem e voltassem para ele.
A história da filha de Gômer e o nome que Deus lhe deu é um lembrete poderoso de que Deus é um Deus de amor, mas também de justiça. Ele não pode simplesmente ignorar o pecado e a rebelião, mas precisa puni-los para que haja justiça e para que as pessoas possam se arrepender e voltar para ele.
No final das contas, a história de Oséias e Gômer é uma história de redenção e amor. Mesmo que Israel tenha se afastado de Deus, ele ainda os amava e estava disposto a perdoá-los se eles se arrependessem e voltassem para ele. E essa é uma mensagem que ainda é relevante hoje, pois todos nós precisamos do amor e da graça de Deus para nos salvar e nos transformar.
Versões
Gômer ficou grávida outra vez e deu à luz uma filha. Então o Senhor disse a Oseias: — Ponha nela o nome de Lo-Ruamá, porque não voltarei a ter compaixão da casa de Israel, para lhe perdoar.
Depois, Gomer deu à luz uma filha, e o Senhor disse a Oseias: — Ponha na menina o nome de Não-Amada porque eu não terei mais amor pelo povo de Israel e não o perdoarei.