Números 31:16
"Foram elas que seguiram o conselho de Balaão e levaram Israel a ser infiel ao Senhor no caso de Peor, de modo que uma praga feriu a comunidade do Senhor.
Significado de Números 31:16
As mulheres que seguiram o conselho de Balaão eram as moabitas.
O conselho de Balaão era para seduzir os homens de Israel a se unirem sexualmente com as mulheres moabitas e adorar seus deuses.
Ser infiel ao Senhor significa desobedecer seus mandamentos e seguir outros deuses.
Depois que as mulheres seguiram o conselho de Balaão, uma praga feriu a comunidade do Senhor, matando muitos israelitas.
O caso de Peor se refere ao episódio em que os israelitas se uniram sexualmente com as mulheres moabitas e adoraram seus deuses.
A praga feriu a comunidade do Senhor matando muitos israelitas.
Balaão deu esse conselho às mulheres porque queria ganhar dinheiro e honra do rei de Moabe.
Deus ficou irado com a infidelidade de Israel e ordenou que Moisés punisse os culpados.
Essa passagem se relaciona com outras histórias bíblicas sobre a importância da obediência a Deus e a tentação de seguir outros deuses.
A mensagem que podemos tirar dessa passagem é a importância da fidelidade a Deus e a necessidade de resistir às tentações que nos afastam dele.
Explicação de Números 31:16
A história da traição de Israel e a praga que se seguiu
Em um momento de fraqueza, as mulheres de Moabe e Midiã seduziram os homens de Israel a se unirem a elas em adoração aos seus deuses. O Senhor, que havia advertido os israelitas a não se envolverem com esses povos, ficou irado com a infidelidade de seu povo. Mas a traição não parou por aí. Balaão, um profeta que havia sido contratado pelo rei de Moabe para amaldiçoar Israel, aconselhou as mulheres a seduzirem os homens e a levarem-nos a adorar os deuses de Moabe. Como resultado, uma praga se abateu sobre a comunidade do Senhor, matando muitos.
A história de Números 31:16 é uma das muitas histórias de infidelidade e traição que permeiam a Bíblia. Ela serve como um lembrete de que, mesmo quando somos avisados sobre as consequências de nossas ações, podemos facilmente cair em tentação e nos afastar do caminho do Senhor. A história também destaca a importância de seguir as orientações de Deus e não se deixar influenciar pelas opiniões e conselhos de pessoas que não têm os melhores interesses em mente.
Versões
Eis que estas, por conselho de Balaão, fizeram com que os filhos de Israel fossem infiéis ao Senhor , no caso de Peor, e assim houve uma praga no meio da congregação do Senhor .
Lembrem que foram as mulheres que, seguindo os conselhos de Balaão, fizeram com que os israelitas fossem infiéis a Deus, o Senhor , adorando o deus Baal-Peor. Foi por isso que houve uma epidemia no meio do povo de Deus.