Números 26:65

65

Pois o Senhor tinha dito àqueles israelitas que iriam morrer no deserto, e nenhum deles sobreviveu, exceto Calebe, filho de Jefoné, e Josué, filho de Num.

Números 26:65

Significado de Números 26:65

Calebe, filho de Jefoné, e Josué, filho de Num.

Todos os israelitas que saíram do Egito, exceto Calebe e Josué.

Por causa de sua desobediência e falta de fé em Deus.

Calebe e Josué foram líderes fiéis que confiaram em Deus e ajudaram a guiar Israel para a terra prometida.

Eles foram engolidos pela terra quando se rebelaram contra Moisés e Arão.

Eles ficaram com medo e desanimados.

A passagem nos mostra que Deus cumpre suas promessas e que sua justiça é certa.

A história de Calebe e Josué nos inspira a confiar em Deus e a seguir sua vontade, mesmo quando as circunstâncias parecem impossíveis.

A história de Israel no deserto é um lembrete de que a desobediência e a falta de fé têm consequências graves, mas também mostra a fidelidade de Deus em cumprir suas promessas.

Podemos aplicar as lições desta passagem em nossas vidas hoje, confiando em Deus em meio às dificuldades e seguindo sua vontade, mesmo quando parece difícil ou impossível.

Explicação de Números 26:65

A Profecia Cumprida: A História dos Israelitas no Deserto

Durante a jornada dos israelitas pelo deserto, o Senhor havia dado diversas ordens e advertências para que o povo se mantivesse fiel e obediente. No entanto, muitos deles se rebelaram e desobedeceram, resultando em consequências graves. Uma dessas consequências foi a profecia de que todos aqueles que haviam saído do Egito e tinham vinte anos ou mais não entrariam na terra prometida, mas morreriam no deserto.

Anos se passaram e chegou o momento de fazer um novo censo do povo. Foi então que a profecia se cumpriu: nenhum dos que haviam saído do Egito e tinham vinte anos ou mais sobreviveu, exceto Calebe, filho de Jefoné, e Josué, filho de Num.

Calebe e Josué eram exceções entre o povo, pois haviam se mantido fiéis e obedientes ao Senhor durante toda a jornada no deserto. Calebe, inclusive, havia sido um dos doze espias enviados para explorar a terra prometida, e foi o único que voltou com um relatório positivo e encorajador, afirmando que o povo poderia conquistar a terra com a ajuda de Deus.

O fato de que apenas Calebe e Josué sobreviveram ao deserto é um lembrete poderoso da importância da obediência e fidelidade ao Senhor. Aqueles que se rebelaram e desobedeceram tiveram um fim trágico, enquanto os que se mantiveram fiéis foram recompensados com a vida.

Hoje, essa história nos desafia a refletir sobre a nossa própria vida e escolhas. Será que estamos sendo fiéis e obedientes ao Senhor em todas as áreas da nossa vida? Será que estamos seguindo os Seus mandamentos e buscando a Sua vontade acima de tudo? Que possamos aprender com a história dos israelitas no deserto e buscar viver uma vida de fidelidade e obediência ao nosso Deus.

Versões

Bíblia NAA
65

Porque o Senhor tinha dito a respeito deles que certamente morreriam no deserto; e nenhum deles ficou, a não ser Calebe, filho de Jefoné, e Josué, filho de Num.

Bíblia NTLH
65

O Senhor Deus tinha dito que todos eles certamente morreriam no deserto; e todos morreram, menos Calebe, filho de Jefoné, e Josué, filho de Num.