Números 13:27
E deram o seguinte relatório a Moisés: "Entramos na terra à qual você nos enviou, onde manam leite e mel! Aqui estão alguns frutos dela.
Significado de Números 13:27
Os espias relataram a Moisés que entraram na terra que ele havia enviado, onde manava leite e mel, e trouxeram alguns frutos dela.
A terra para onde Moisés enviou os espias era a terra de Canaã.
"Manar leite e mel" é uma expressão que significa que a terra é fértil e abundante em recursos.
O objetivo dos espias ao entrar na terra era avaliar se ela era boa para ser habitada e se valia a pena lutar por ela.
Foram enviados doze espias.
Os frutos que os espias trouxeram eram um cacho de uvas, romãs e figos.
Moisés ficou satisfeito com o relatório dos espias.
O povo ficou desencorajado e com medo dos habitantes da terra.
A consequência da descrença do povo foi que eles não entraram na terra prometida e tiveram que vagar pelo deserto por mais 40 anos.
A mensagem principal dessa passagem bíblica é sobre a importância da fé e confiança em Deus, mesmo diante de obstáculos e desafios.
Explicação de Números 13:27
A descoberta da terra prometida
Havia muitos anos que o povo de Israel vagava pelo deserto, seguindo as ordens de Moisés, que os guiava em busca da terra prometida. Finalmente, chegou o momento em que eles se aproximaram da fronteira da terra de Canaã, que Deus havia prometido dar a eles.
Moisés escolheu doze homens, um de cada tribo, para explorar a terra e trazer de volta um relatório sobre o que encontraram. Eles partiram, caminhando por dias até chegarem a um lugar chamado Hebrom. Lá, viram que a terra era fértil e abundante, com rios e montanhas, e que havia muitas plantações e animais.
Os exploradores colheram frutas e trouxeram-nas de volta para Moisés e o povo de Israel. Eles disseram: "Entramos na terra à qual você nos enviou, onde manam leite e mel! Aqui estão alguns frutos dela." Eles mostraram as uvas, figos e romãs que haviam colhido, e disseram que a terra era tão fértil que uma única cacho de uvas era tão grande que dois homens tiveram que carregá-lo em um varal.
Mas, apesar da abundância da terra, dez dos doze exploradores ficaram com medo. Eles disseram que a terra era habitada por gigantes, e que eles eram como gafanhotos em comparação. Eles disseram que não seriam capazes de conquistar a terra, e que seria melhor voltar para o Egito.
Apenas dois dos exploradores, Josué e Calebe, disseram que a terra era boa e que eles poderiam conquistá-la com a ajuda de Deus. Mas o medo dos outros exploradores se espalhou pelo acampamento, e o povo de Israel começou a reclamar e a chorar, dizendo que preferiam ter morrido no Egito a enfrentar os gigantes da terra prometida.
Deus ficou muito irritado com o povo de Israel por não confiar nele e por não acreditar que ele poderia ajudá-los a conquistar a terra. Ele disse a Moisés que o povo de Israel teria que vagar pelo deserto por mais quarenta anos, até que toda aquela geração morresse e uma nova geração pudesse entrar na terra prometida.
Assim, a história de Números 13:27 é uma história de abundância e medo, de confiança e descrença. Ela mostra como o medo pode nos impedir de alcançar nossos objetivos, e como a confiança em Deus pode nos ajudar a superar nossos medos e a conquistar grandes coisas.
Versões
Relataram a Moisés e disseram: — Fomos à terra à qual você nos enviou. De fato, é uma terra onde mana leite e mel; estes são os frutos dela.
Eles disseram a Moisés: — Nós fomos até a terra aonde você nos enviou. De fato, ela é boa e rica, como se pode ver por estas frutas.