A Mulher Samaritana

Revisado pela equipe de editores
A "Mulher Samaritana" é uma figura bíblica presente no Evangelho de João (João 4:4-26). Ela é conhecida por seu encontro com Jesus próximo ao poço de Jacó, onde Jesus, quebrando as barreiras sociais e religiosas da época, pede água a ela e, em seguida, oferece a "água viva", simbolizando a salvação. Este encontro é significativo, pois ilustra a universalidade da mensagem de Jesus, que se estende além dos judeus, alcançando também os samaritanos, que eram considerados hereges e impuros pela sociedade judaica da época.

Significado do Tema

A mulher samaritana é uma das poucas mulheres mencionadas pelo nome na Bíblia. No entanto, seu nome não é mencionado, sendo conhecida apenas por sua etnia e gênero.

A conversa de Jesus com a mulher samaritana é uma das mais longas registradas na Bíblia. Durante essa conversa, Jesus revela pela primeira vez que ele é o Messias.

A mulher samaritana foi a primeira pessoa a quem Jesus revelou explicitamente sua identidade messiânica (João 4:26).

Apesar de ser uma mulher de má reputação, a mulher samaritana tornou-se uma missionária após seu encontro com Jesus, levando muitos de sua cidade a crerem em Jesus (João 4:39).

A mulher samaritana é frequentemente retratada com um balde ou jarro, simbolizando o poço onde ela encontrou Jesus.

A interação de Jesus com a mulher samaritana quebrou várias barreiras sociais e religiosas da época, incluindo a interação entre homens e mulheres em público, judeus e samaritanos, e pessoas de diferentes status sociais.

A história da mulher samaritana é frequentemente usada para ilustrar a natureza inclusiva do evangelho de Jesus, que se estende a todas as pessoas, independentemente de sua raça, gênero, ou status social.

A História da Mulher Samaritana

Em uma tarde quente na região da Samaria, uma mulher, conhecida como a Samaritana, caminhava solitariamente até o poço de Jacó para buscar água. Era um horário incomum para tal tarefa, pois as outras mulheres da cidade costumavam ir mais cedo, mas ela preferia evitar o olhar julgador dos outros.

Ao chegar ao poço, ela se surpreendeu ao encontrar um homem sentado ali. Ele era Jesus, que estava de passagem pela Samaria. Cansado da viagem, Jesus pediu-lhe um pouco de água. A Samaritana, surpresa, perguntou: "Como você, sendo judeu, pede a mim, uma mulher samaritana, água para beber?" Pois era sabido que os judeus não se misturavam com os samaritanos.

Jesus, com um olhar sereno, respondeu: "Se você conhecesse o dom de Deus e quem está pedindo água, você teria pedido a ele e ele lhe teria dado água viva". Confusa, a mulher questionou como ele poderia oferecer água viva sem sequer ter um balde para tirar água do poço.

Jesus explicou: "Qualquer um que beber desta água terá sede novamente, mas quem beber da água que eu lhe der nunca mais terá sede. A água que eu lhe der se tornará nele uma fonte de água a jorrar para a vida eterna". A Samaritana, ansiando por essa água, pediu a Jesus que a desse a ela.

Então Jesus disse a ela para chamar seu marido. A mulher admitiu que não tinha marido. Jesus, revelando seu conhecimento sobre a vida dela, disse que ela falava a verdade, pois teve cinco maridos e o homem com quem vivia atualmente não era seu marido. A Samaritana, espantada, reconheceu que Jesus era um profeta.

Eles continuaram conversando, e Jesus revelou que a verdadeira adoração a Deus não depende de um lugar, mas deve ser em espírito e em verdade. A Samaritana mencionou a promessa do Messias que viria e explicaria todas as coisas. Jesus então se revelou a ela, dizendo: "Eu, o que fala contigo, sou ele".

A mulher, profundamente tocada, deixou seu cântaro e correu de volta à cidade para contar aos outros sobre o homem que lhe dissera tudo o que fizera. Muitos samaritanos creram em Jesus por causa do testemunho da mulher e vieram até ele. Eles pediram a Jesus que ficasse com eles, e ele permaneceu lá dois dias, ensinando a eles.

A história da Mulher Samaritana é uma poderosa narrativa de redenção e graça. Ela, que era marginalizada e vivia à sombra da vergonha, encontrou em Jesus aceitação, amor e uma nova vida. E, através de seu testemunho, muitos outros também encontraram a salvação.

Versículos sobre A Mulher Samaritana

Era-lhe necessário passar por Samaria.

João 4:4

Assim, chegou a uma cidade de Samaria, chamada Sicar, perto das terras que Jacó dera a seu filho José.

João 4:5

Havia ali o poço de Jacó. Jesus, cansado da viagem, sentou-se à beira do poço. Isto se deu por volta do meio-dia.

João 4:6

Nisso veio uma mulher samaritana tirar água. Disse-lhe Jesus: "Dê-me um pouco de água".

João 4:7

( Os seus discípulos tinham ido à cidade comprar comida. )

João 4:8


Aguarde...

VER MAIS

VER TODOS

A Mulher Samaritana

Revisado pela equipe de editores