Mateus 9:10

10

Estando Jesus em casa, foram comer com ele e seus discípulos muitos publicanos e "pecadores".

Significado do Versículo

Publicanos eram coletores de impostos que trabalhavam para o governo romano e eram frequentemente vistos como traidores pelos judeus.

Os "pecadores" mencionados na passagem provavelmente se referem a pessoas que eram consideradas moralmente impuras ou que não seguiam as leis religiosas judaicas.

Jesus estava comendo com publicanos e pecadores como uma forma de mostrar-lhes amor e compaixão e para compartilhar a mensagem do evangelho com eles.

Os fariseus desaprovavam a associação de Jesus com publicanos e pecadores porque acreditavam que isso o tornava impuro e que ele estava violando as leis religiosas judaicas.

Os fariseus questionaram os discípulos de Jesus sobre sua associação com publicanos e pecadores como uma forma de tentar desacreditar Jesus e seus ensinamentos.

Jesus respondeu aos fariseus dizendo que ele não veio para chamar os justos, mas sim os pecadores ao arrependimento.

A resposta de Jesus significa que ele veio para ajudar aqueles que precisam de ajuda espiritual e que ele está disposto a se associar com pessoas que são consideradas moralmente impuras ou pecadoras para ajudá-las.

Essa passagem nos ensina que Jesus ama e se preocupa com todas as pessoas, independentemente de sua posição social ou moral, e que ele está disposto a se associar com aqueles que são considerados marginalizados ou excluídos pela sociedade.

Essa passagem se relaciona com outras passagens bíblicas que falam sobre a importância de amar e ajudar os outros, como o mandamento de Jesus para amar o próximo como a si mesmo.

Podemos aplicar os ensinamentos dessa passagem em nossas próprias vidas, mostrando amor e compaixão por aqueles que são marginalizados ou excluídos pela sociedade e compartilhando a mensagem do evangelho com eles.

Explicação de Mateus 9:10

A história da refeição de Jesus com publicanos e pecadores

Em um dia ensolarado, Jesus estava em casa quando recebeu a notícia de que alguns publicanos e pecadores queriam se encontrar com ele. Sem hesitar, Jesus os convidou para uma refeição em sua casa. Os discípulos de Jesus, que estavam presentes, ficaram chocados com a presença dessas pessoas consideradas impuras pela sociedade da época.

Os publicanos eram coletores de impostos, muitas vezes vistos como traidores por trabalharem para o governo romano. Já os pecadores eram pessoas que não seguiam as leis religiosas judaicas e eram considerados impuros pela sociedade. Por isso, a presença dessas pessoas na casa de Jesus causou grande polêmica.

No entanto, Jesus não se importou com a opinião dos outros e acolheu essas pessoas com amor e compaixão. Durante a refeição, Jesus conversou com eles e ensinou-lhes sobre o amor de Deus e a importância de se arrependerem de seus pecados.

Os fariseus, que eram líderes religiosos da época, ficaram indignados com a atitude de Jesus e questionaram seus discípulos sobre o porquê de ele estar comendo com publicanos e pecadores. Jesus, ao ouvir isso, respondeu: "Não são os que têm saúde que precisam de médico, mas sim os doentes. Eu não vim chamar os justos, mas sim os pecadores ao arrependimento" (Mateus 9:12-13).

Com essas palavras, Jesus deixou claro que sua missão era salvar aqueles que estavam perdidos e que precisavam de sua ajuda. Ele não se importava com a opinião dos líderes religiosos ou da sociedade, mas sim com o amor e a compaixão que tinha pelas pessoas.

Essa história é um exemplo de como devemos amar e acolher as pessoas, independentemente de sua origem ou situação. Jesus nos ensina que devemos ter compaixão pelos que estão em necessidade e que devemos estar dispostos a ajudá-los, assim como ele fez com os publicanos e pecadores.

Em resumo, a história da refeição de Jesus com publicanos e pecadores nos ensina sobre o amor e a compaixão que devemos ter pelas pessoas, independentemente de sua situação. Jesus nos mostra que devemos estar dispostos a ajudar aqueles que estão em necessidade e que devemos ser misericordiosos com todos.

Versões

10

Estando Jesus à mesa, na casa de Mateus, muitos publicanos e pecadores vieram e tomaram lugares com Jesus e os seus discípulos.

10

Mais tarde, enquanto Jesus estava jantando na casa de Mateus, muitos cobradores de impostos e outras pessoas de má fama chegaram e sentaram-se à mesa com Jesus e os seus discípulos.