Mateus 5:32

32

Mas eu lhes digo que todo aquele que se divorciar de sua mulher, exceto por imoralidade sexual, faz que ela se torne adúltera, e quem se casar com a mulher divorciada estará cometendo adultério".

Mateus 5:32

Significado de Mateus 5:32

"Exceto por imoralidade sexual" significa que o divórcio só é permitido em casos de adultério ou infidelidade conjugal.

A pessoa que se divorcia sem justificativa bíblica está cometendo adultério se se casar novamente.

A pessoa que se divorcia por imoralidade sexual pode se casar novamente.

A pessoa que se casa com alguém que se divorciou sem justificativa bíblica também está cometendo adultério.

A pessoa que se divorcia por imoralidade sexual pode se casar com outra pessoa.

Imoralidade sexual inclui adultério, fornicação, prostituição, homossexualidade, entre outros.

A pessoa que se divorcia por outros motivos além da imoralidade sexual está cometendo adultério se se casar novamente.

A pessoa que se casa com alguém que se divorciou por imoralidade sexual não está cometendo adultério.

A pessoa que se divorcia por imoralidade sexual pode se reconciliar com o cônjuge.

A pessoa que se divorcia e se casa novamente antes de se arrepender está cometendo adultério.

Explicação de Mateus 5:32

A polêmica sobre o divórcio e o adultério na Bíblia: a história por trás de uma das passagens mais controversas

O versículo em questão é uma das passagens mais controversas da Bíblia, principalmente quando se trata do tema do divórcio. De acordo com o texto, Jesus afirma que todo aquele que se divorcia de sua esposa, exceto por imoralidade sexual, faz com que ela se torne adúltera. Além disso, quem se casa com uma mulher divorciada estaria cometendo adultério.

A interpretação desse versículo tem gerado muitas discussões e debates ao longo dos anos. Alguns argumentam que essa passagem é uma condenação direta ao divórcio e que, portanto, o casamento deve ser indissolúvel. Outros, no entanto, afirmam que essa passagem deve ser interpretada dentro do contexto histórico e cultural em que foi escrita.

Para entender melhor essa passagem, é preciso voltar no tempo e entender o contexto em que Jesus viveu. Na época, o divórcio era algo muito comum e fácil de ser obtido, principalmente para os homens. Muitos homens simplesmente abandonavam suas esposas por qualquer motivo, deixando-as sem proteção e sem recursos para sobreviver. Além disso, muitos homens se casavam com mulheres mais jovens e mais atraentes, deixando suas esposas mais velhas e menos atraentes em situação de vulnerabilidade.

Foi nesse contexto que Jesus proferiu essas palavras. Ele estava tentando proteger as mulheres, que eram as principais vítimas do divórcio fácil e indiscriminado. Ao afirmar que todo aquele que se divorcia de sua esposa, exceto por imoralidade sexual, faz com que ela se torne adúltera, Jesus estava dizendo que a culpa pelo divórcio não era da mulher, mas sim do homem que a abandonava. Além disso, ele estava dizendo que a mulher não deveria ser punida por algo que não foi culpa dela.

Por outro lado, a afirmação de que quem se casa com uma mulher divorciada estaria cometendo adultério deve ser entendida dentro do contexto cultural da época. Naquela época, uma mulher divorciada era vista como impura e desonrada, o que fazia com que ela tivesse dificuldades para se casar novamente. Ao afirmar que quem se casa com uma mulher divorciada estaria cometendo adultério, Jesus estava dizendo que essa pessoa estaria assumindo a responsabilidade pela impureza da mulher, o que era considerado um grande sacrifício naquela época.

Em resumo, o versículo em questão deve ser entendido dentro do contexto histórico e cultural em que foi escrito. Jesus não estava condenando o divórcio em si, mas sim a prática indiscriminada e injusta do divórcio que prejudicava as mulheres. Além disso, a afirmação de que quem se casa com uma mulher divorciada estaria cometendo adultério deve ser entendida como uma forma de proteger as mulheres e não como uma condenação direta ao divórcio.

Versões

Bíblia NAA
32

Eu, porém, lhes digo: quem repudiar a sua mulher, exceto em caso de relações sexuais ilícitas, a expõe a se tornar adúltera; e aquele que casar com a repudiada comete adultério.

Bíblia NTLH
32

Mas eu lhes digo: todo homem que mandar a sua esposa embora, a não ser em caso de adultério, será culpado de fazer com que ela se torne adúltera, se ela casar de novo. E o homem que casar com ela também cometerá adultério.