Mateus 4:5
Então o diabo o levou à cidade santa, colocou-o na parte mais alta do templo e lhe disse:
Significado de Mateus 4:5
A cidade santa mencionada em Mateus 4:5 é Jerusalém.
O diabo levou Jesus para a parte mais alta do templo para tentá-lo a pular e provar sua divindade.
A expressão "cidade santa" refere-se a Jerusalém, que era considerada sagrada pelos judeus por causa do templo e da presença de Deus.
O templo era o centro da vida religiosa e política dos judeus na época de Jesus e era considerado a habitação de Deus na terra.
O diabo tentou Jesus no templo porque era um lugar sagrado e significativo para os judeus e porque queria desafiar a autoridade e a identidade de Jesus.
A intenção do diabo ao tentar Jesus no templo era fazer com que ele duvidasse de sua identidade e autoridade como Filho de Deus e, assim, desistisse de sua missão.
Jesus respondeu ao diabo citando as Escrituras e rejeitando sua tentação.
O diabo usou as Escrituras para tentar Jesus porque queria distorcer seu significado e usá-las para seus próprios fins.
A tentação no templo nos ensina a resistir às tentações do diabo e a confiar nas Escrituras para nos guiar.
Podemos aplicar a lição da tentação no templo em nossas vidas, resistindo às tentações do diabo e confiando em Deus e em sua Palavra para nos guiar em nossa jornada cristã.
Explicação de Mateus 4:5
A Tentação de Jesus no Templo
Após ter sido batizado por João Batista, Jesus foi conduzido pelo Espírito Santo ao deserto para ser tentado pelo diabo. Durante quarenta dias e quarenta noites, Jesus jejuou e orou, e ao final desse período, o diabo veio tentá-lo.
O diabo levou Jesus à cidade santa e o colocou na parte mais alta do templo. Lá, ele lhe disse: "Se és Filho de Deus, lança-te daqui abaixo, pois está escrito: 'Aos seus anjos dará ordens a teu respeito, e eles te susterão nas mãos, para que nunca tropeces em alguma pedra'".
O diabo estava tentando persuadir Jesus a se provar como Filho de Deus, usando a Escritura para justificar sua proposta. No entanto, Jesus respondeu: "Também está escrito: 'Não tentarás o Senhor, teu Deus'".
Com essa resposta, Jesus deixou claro que não se deixaria levar pela tentação do diabo, mesmo que ele usasse a própria Palavra de Deus para tentá-lo. Jesus sabia que sua missão não era provar sua divindade, mas sim obedecer ao Pai e cumprir seu propósito na terra.
Essa história é um exemplo para todos nós de como devemos resistir às tentações que surgem em nossas vidas. Assim como Jesus, devemos estar firmes na Palavra de Deus e não nos deixarmos levar pelas propostas enganosas do diabo. Devemos confiar em Deus e em sua vontade para nossas vidas, sabendo que Ele nos sustentará e nos protegerá em todas as situações.
Versões
Então o diabo levou Jesus à Cidade Santa, colocou-o sobre o pináculo do templo
Em seguida o Diabo levou Jesus até Jerusalém, a Cidade Santa, e o colocou no lugar mais alto do Templo.