Mateus 28:14

14

Se isso chegar aos ouvidos do governador, nós lhe daremos explicações e livraremos vocês de qualquer problema".

Mateus 28:14

Significado de Mateus 28:14

Os guardas que estavam vigiando o túmulo de Jesus.

Os líderes religiosos judeus que haviam subornado os guardas para mentir sobre o que aconteceu com o corpo de Jesus.

Provavelmente o governador romano da Judeia, Pôncio Pilatos.

Eles estavam tentando encobrir o fato de que o corpo de Jesus havia desaparecido do túmulo.

Eles estavam preocupados com o governador porque ele era responsável pela manutenção da ordem pública na região e poderia puni-los por negligência ou corrupção.

Eles eram subordinados ao governador e estavam cumprindo suas ordens.

Eles achavam que poderiam livrar as pessoas de qualquer problema porque tinham conexões políticas e poder financeiro.

A passagem em Mateus 28 descreve a ressurreição de Jesus e sua aparição aos discípulos.

A passagem se relaciona com a mensagem do Evangelho porque mostra que Jesus realmente ressuscitou dos mortos e que sua ressurreição foi testemunhada por muitas pessoas.

A relevância dessa passagem para os cristãos hoje é que ela nos lembra da importância da verdade e da honestidade, mesmo quando isso pode nos colocar em apuros. Também nos lembra que Deus é soberano sobre todas as autoridades humanas e que devemos confiar nele em todas as circunstâncias.

Explicação de Mateus 28:14

A promessa de livrar da punição

Durante a época em que Jesus caminhava pela Terra, havia muita perseguição aos cristãos. Os líderes religiosos da época não aceitavam a mensagem de amor e paz que Jesus pregava e, por isso, muitos seguidores de Cristo eram presos e punidos.

Em uma dessas situações, os soldados que guardavam o túmulo de Jesus foram subornados pelos líderes religiosos para que mentissem sobre o que aconteceu no terceiro dia após a crucificação. Eles deveriam dizer que os discípulos de Jesus roubaram o corpo do túmulo.

Os soldados aceitaram o suborno e, quando foram questionados pelos líderes religiosos sobre o que havia acontecido, eles contaram a mentira combinada. Porém, essa mentira não ficou em segredo por muito tempo.

Os discípulos de Jesus começaram a pregar a ressurreição e a verdade começou a se espalhar. Os líderes religiosos ficaram preocupados e decidiram punir os soldados que haviam mentido.

Foi então que os soldados se lembraram do suborno que haviam recebido e ficaram com medo das consequências. Foi nesse momento que um deles disse a frase que ficou registrada na Bíblia: "Se isso chegar aos ouvidos do governador, nós lhe daremos explicações e livraremos vocês de qualquer problema".

Essa promessa de livrar da punição foi feita porque os soldados sabiam que, se a verdade fosse descoberta, eles seriam punidos não só pelos líderes religiosos, mas também pelo governador romano.

Essa história nos mostra como a mentira pode ter consequências graves e como a verdade sempre acaba vindo à tona. Além disso, nos ensina que a promessa de livrar da punição não é a solução para os nossos problemas, mas sim a honestidade e a sinceridade.

Por fim, é importante lembrar que, mesmo que tenhamos cometido erros no passado, podemos sempre nos arrepender e buscar a verdade. Deus é misericordioso e está sempre disposto a nos perdoar e nos ajudar a seguir o caminho certo.

Versões

Bíblia NAA
14

E, se isto chegar ao conhecimento do governador, nós o convenceremos e faremos com que vocês não tenham maiores preocupações.

Bíblia NTLH
14

Se o Governador souber disso, nós vamos convencê-lo de que foi isso mesmo o que aconteceu, e vocês não terão nenhum problema.