Mateus 27:25

25

Todo o povo respondeu: "Que o sangue dele caia sobre nós e sobre nossos filhos! "

Mateus 27:25

Significado de Mateus 27:25

O "ele" mencionado nesta passagem bíblica é Jesus.

O povo respondeu dessa maneira porque estava sendo incitado pelos líderes religiosos a pedir a crucificação de Jesus.

A situação em que essa declaração foi feita é a cena em que Pilatos pergunta ao povo se deve soltar Jesus ou Barrabás.

Essa declaração significa que o povo estava assumindo a responsabilidade pela morte de Jesus.

Essa declaração foi usada para justificar o antissemitismo e a perseguição aos judeus ao longo da história cristã.

Essa declaração é um exemplo de responsabilidade coletiva, em que um grupo é considerado responsável pelas ações de um indivíduo.

Essa declaração é vista pelos judeus hoje em dia como uma fonte de dor e sofrimento, pois foi usada para justificar a perseguição e o genocídio.

A importância dessa passagem bíblica para a teologia cristã é que ela mostra que Jesus morreu pelos pecados da humanidade.

Essa passagem bíblica é usada em contextos políticos e sociais para justificar a violência contra grupos minoritários.

Essa passagem bíblica é usada em contextos de conflito religioso para demonizar o outro e justificar a violência.

Explicação de Mateus 27:25

A maldição coletiva que ecoou pelos séculos

Em um dos episódios mais sombrios da história bíblica, uma multidão enfurecida clamou por sangue. A cena se passava em Jerusalém, no julgamento de Jesus Cristo. O governador romano Pôncio Pilatos, pressionado pelos líderes religiosos judeus, decidiu condenar o messias à morte por crucificação. Mas a multidão não estava satisfeita com isso. Ela queria mais. Queria ver o sangue de Jesus derramado, queria vingança. Foi então que, segundo o evangelho de Mateus, um grito uníssono ecoou: "Que o sangue dele caia sobre nós e sobre nossos filhos!".

Essa frase, que se tornou conhecida como a maldição coletiva, é considerada por muitos como uma das passagens mais controversas e carregadas de significado da Bíblia. Para alguns, ela é uma prova da culpa coletiva do povo judeu na morte de Jesus, uma maldição que teria se estendido a todas as gerações posteriores. Para outros, é um exemplo de como a narrativa bíblica pode ser manipulada para justificar o antissemitismo e a perseguição aos judeus ao longo dos séculos.

Mas qual é a verdadeira história por trás desse versículo? Como ele foi interpretado ao longo dos séculos? E qual é o seu significado para os cristãos e judeus de hoje?

A primeira coisa a se notar é que a maldição coletiva não é mencionada em nenhum dos outros evangelhos. Ela aparece apenas em Mateus, que foi escrito cerca de 30 anos após a morte de Jesus. Alguns estudiosos acreditam que essa passagem foi adicionada posteriormente para enfatizar a culpa dos judeus na morte de Jesus e justificar a crescente hostilidade dos cristãos em relação aos judeus.

Outros, no entanto, argumentam que a maldição coletiva reflete a realidade histórica da época. A cidade de Jerusalém estava sob ocupação romana, e os judeus estavam sujeitos a uma série de restrições e humilhações. A morte de Jesus, um líder carismático e ameaça potencial ao poder romano, poderia ter desencadeado uma repressão ainda mais violenta contra os judeus. A multidão que clamou por sua morte pode ter feito isso não por ódio ou maldade, mas por medo e desespero.

Seja qual for a interpretação correta, é inegável que a maldição coletiva teve um impacto profundo na história do cristianismo e do judaísmo. Durante séculos, os judeus foram acusados de serem "o povo que matou Jesus" e foram alvo de perseguições, massacres e expulsões em toda a Europa. A frase "que o sangue dele caia sobre nós e sobre nossos filhos" foi usada como justificativa para o antissemitismo e a violência contra os judeus.

Hoje em dia, muitos cristãos e judeus trabalham juntos para superar essa história de conflito e divisão. Eles reconhecem que a maldição coletiva é um símbolo do pior da natureza humana - o medo, o ódio, a violência - e que é preciso trabalhar juntos para construir um mundo mais justo e pacífico. A maldição coletiva pode ter sido uma parte sombria da história, mas não precisa ser o nosso futuro.

Versões

Bíblia NAA
25

E o povo todo respondeu: — Que o sangue dele caia sobre nós e sobre os nossos filhos!

Bíblia NTLH
25

E toda a multidão respondeu: — Que o castigo por esta morte caia sobre nós e sobre os nossos filhos!