Mateus 23:35

35

E, assim, sobre vocês recairá todo o sangue justo derramado na terra, desde o sangue do justo Abel, até o sangue de Zacarias, filho de Baraquias, a quem vocês assassinaram entre o santuário e o altar.

Mateus 23:35

Significado de Mateus 23:35

O autor do livro de Mateus é o apóstolo Mateus.

A passagem faz parte de um discurso de Jesus aos fariseus e escribas, no qual ele os repreende por sua hipocrisia e falta de justiça.

Abel é o filho de Adão e Eva que foi assassinado por seu irmão Caim por inveja.

Zacarias é um profeta do Antigo Testamento que foi assassinado no templo por ordem do rei Joás.

Jesus está falando sobre o sangue justo derramado na terra para mostrar aos fariseus e escribas que eles são responsáveis por todos os assassinatos de pessoas justas que ocorreram ao longo da história.

"Vocês" se refere aos fariseus e escribas que estavam presentes no discurso de Jesus.

"Entre o santuário e o altar" se refere ao local onde Zacarias foi assassinado no templo.

A frase "todo o sangue justo derramado na terra" significa que todos os assassinatos de pessoas justas que ocorreram ao longo da história são responsabilidade dos fariseus e escribas.

Essa passagem se relaciona com a mensagem geral do evangelho de Mateus, que enfatiza a importância da justiça e da misericórdia.

A mensagem que podemos tirar dessa passagem para nossas vidas hoje é que devemos ser justos e misericordiosos em nossas ações e não sermos responsáveis pelo sofrimento dos outros.

Explicação de Mateus 23:35

A maldição do sangue inocente: a história por trás da referência bíblica que condena os assassinos desde Abel até Zacarias.

O versículo em questão é uma das condenações mais fortes de Jesus aos líderes religiosos de sua época. Ele os acusa de serem hipócritas, de se preocuparem mais com a aparência do que com a justiça, e de serem responsáveis pelo derramamento de sangue inocente. A referência a Abel e Zacarias é uma forma de dizer que a culpa deles é tão antiga quanto a história do mundo, e tão recente quanto o último assassinato cometido.

Mas quem eram Abel e Zacarias, e por que Jesus os mencionou especificamente? Abel é conhecido como o primeiro mártir da Bíblia, morto por seu próprio irmão, Caim, por inveja e ciúme. Sua história é contada no livro de Gênesis, e é um exemplo de como a violência pode surgir até mesmo entre parentes próximos. Zacarias, por outro lado, é um personagem menos conhecido, mencionado apenas no livro de 2 Crônicas, no Antigo Testamento. Ele era um profeta que repreendeu o povo de Israel por sua infidelidade e idolatria, e foi morto no templo por ordem do rei Joás, que não gostou de suas palavras.

Ao citar esses dois personagens, Jesus está mostrando que a violência e a injustiça não são novidades na história da humanidade, e que os líderes religiosos de sua época estavam seguindo o mesmo caminho de seus antepassados. Ele os acusa de serem cúmplices do derramamento de sangue inocente, porque não fazem nada para impedir a violência e até mesmo a incentivam com suas palavras e ações.

A referência ao sangue inocente também tem um significado simbólico. Na tradição judaica, o sangue é considerado a vida da pessoa, e derramá-lo é uma ofensa grave contra Deus. Ao condenar os líderes religiosos por serem responsáveis pelo derramamento de sangue inocente, Jesus está dizendo que eles estão atacando a própria vida que Deus criou, e que isso terá consequências terríveis para eles.

No final das contas, a referência bíblica de Mateus 23:35 é um alerta para todos nós, para que não nos deixemos levar pela violência e pela injustiça, e para que lutemos pela paz e pela justiça em nossas comunidades. Ela nos lembra que cada vida é preciosa aos olhos de Deus, e que devemos fazer tudo o que estiver ao nosso alcance para protegê-la.

Versões

Bíblia NAA
35

para que recaia sobre vocês todo o sangue justo derramado sobre a terra, desde o sangue do justo Abelaté o sangue de Zacarias,filho de Baraquias, a quem vocês mataram entre o santuário e o altar.

Bíblia NTLH
35

Por isso Deus castigará vocês pela morte de todas as pessoas inocentes que os antepassados de vocês mataram, desde a morte do inocente Abel até a de Zacarias, filho de Baraquias, que vocês mataram entre o Templo e o altar.