Mateus 22:35

35

Um deles, perito na lei, o pôs à prova com esta pergunta:

Mateus 22:35

Significado de Mateus 22:35

"Um deles" se refere a um dos fariseus que estava presente quando Jesus estava ensinando.

Ser "perito na lei" significa ter conhecimento profundo das Escrituras e da lei judaica.

O "um deles" perguntou a Jesus qual era o maior mandamento na lei.

O objetivo do "um deles" era testar Jesus e tentar encontrar uma falha em seu ensinamento.

Jesus respondeu que o maior mandamento é amar a Deus sobre todas as coisas e amar o próximo como a si mesmo.

O "um deles" ficou impressionado com a resposta de Jesus e não conseguiu encontrar falhas em seu ensinamento.

Essa passagem bíblica nos ensina que é importante conhecer as Escrituras e ter um relacionamento pessoal com Deus.

Essa passagem bíblica nos lembra da importância de colocar Deus em primeiro lugar em nossas vidas e amar nossos semelhantes.

A mensagem principal dessa passagem bíblica é que o amor é o maior mandamento e que devemos amar a Deus e ao próximo acima de tudo.

Explicação de Mateus 22:35

O desafio do especialista na lei

Em um dia comum, um grupo de fariseus se aproximou de Jesus com uma pergunta desafiadora. Um deles, um especialista na lei, quis testar a sabedoria do mestre com uma questão complexa: "Mestre, qual é o maior mandamento da Lei?". Jesus, conhecido por sua habilidade em responder a perguntas difíceis, respondeu prontamente: "Ame o Senhor, seu Deus, de todo o seu coração, de toda a sua alma e de toda a sua mente. Este é o primeiro e maior mandamento. E o segundo é semelhante a ele: Ame o seu próximo como a si mesmo. Toda a Lei e os Profetas dependem desses dois mandamentos" (Mateus 22:37-40).

A resposta de Jesus foi tão perfeita que até mesmo os fariseus ficaram impressionados. Eles reconheceram que Jesus havia respondido com sabedoria e verdade, e não tiveram mais perguntas para fazer. A resposta de Jesus não só respondeu à pergunta do especialista em lei, mas também resumiu toda a Lei e os Profetas em dois mandamentos simples e poderosos.

Essa passagem bíblica é um lembrete importante de que o amor é a base de toda a nossa vida cristã. Amar a Deus acima de tudo e amar o próximo como a si mesmo são mandamentos que nos guiam em todas as nossas ações e decisões. Quando seguimos esses mandamentos, estamos cumprindo toda a Lei e os Profetas.

O desafio do especialista na lei é uma história que nos ensina a importância de manter o amor em nossos corações e colocá-lo em prática em nossas vidas diárias. Quando amamos a Deus e ao próximo, estamos vivendo a vida que Deus quer para nós.

Versões

Bíblia NAA
35

E um deles, intérprete da Lei, querendo pôr Jesus à prova, perguntou-lhe:

Bíblia NTLH
35

E um deles, que era mestre da Lei , querendo conseguir alguma prova contra Jesus, perguntou: