Mateus 21:31

31

"Qual dos dois fez a vontade do pai? " "O primeiro", responderam eles. Jesus lhes disse: "Digo-lhes a verdade: Os publicanos e as prostitutas estão entrando antes de vocês no Reino de Deus.

Mateus 21:31

Significado de Mateus 21:31

Jesus contou essa parábola aos líderes religiosos que questionavam sua autoridade.

Os dois filhos são mencionados na parábola: um filho que diz que fará a vontade do pai, mas não o faz, e outro filho que se recusa a fazer a vontade do pai, mas depois se arrepende e faz.

A vontade do pai é fazer o que é certo e justo.

Os líderes religiosos não entrariam no Reino de Deus porque se consideravam justos e superiores aos outros, mas não estavam realmente fazendo a vontade de Deus.

Jesus estava dizendo que aqueles que eram considerados pecadores, como publicanos e prostitutas, estavam respondendo ao chamado de Deus e entrando no Reino de Deus antes dos líderes religiosos.

Jesus usou publicanos e prostitutas como exemplo porque eles eram considerados os piores pecadores da época e eram desprezados pela sociedade.

Podemos aplicar essa parábola em nossas vidas hoje, lembrando que não devemos apenas dizer que faremos a vontade de Deus, mas devemos realmente fazê-la.

Essa parábola nos ensina que a graça de Deus é oferecida a todos, independentemente do seu passado ou pecados.

Podemos nos certificar de que estamos fazendo a vontade de Deus, lendo a Bíblia, orando e seguindo o exemplo de Jesus Cristo.

Explicação de Mateus 21:31

A parábola dos dois filhos e a entrada no Reino de Deus

Naquela tarde, Jesus estava ensinando no templo quando um grupo de líderes religiosos se aproximou dele. Eles queriam saber por que ele estava pregando para as pessoas simples e ignorantes, em vez de se concentrar em ensinar os sábios e eruditos. Jesus respondeu com uma história.

"Um homem tinha dois filhos", começou ele. "Ele pediu ao primeiro que fosse trabalhar na vinha, mas o filho respondeu: 'Não quero'. Depois, ele pediu ao segundo filho que fosse trabalhar na vinha, e este respondeu: 'Sim, senhor, eu vou'. Mas o primeiro filho, depois de pensar melhor, acabou indo trabalhar na vinha, enquanto o segundo filho não cumpriu a promessa que fez ao pai."

Jesus olhou para os líderes religiosos e perguntou: "Qual dos dois filhos fez a vontade do pai?"

Os líderes religiosos responderam prontamente: "O segundo filho, é claro. Ele disse que faria o que o pai pediu e, embora tenha demorado um pouco, acabou indo trabalhar na vinha."

Mas Jesus respondeu: "Digo-lhes a verdade: Os publicanos e as prostitutas estão entrando antes de vocês no Reino de Deus. Pois João Batista veio a vocês para mostrar o caminho da justiça, mas vocês não creram nele. No entanto, os publicanos e as prostitutas creram. E mesmo depois de verem isso, vocês ainda não se arrependeram e não creram em Jesus."

Com essa parábola, Jesus estava mostrando aos líderes religiosos que a entrada no Reino de Deus não depende apenas de palavras, mas de ações. Embora o segundo filho tenha prometido fazer a vontade do pai, ele não cumpriu a promessa. Já o primeiro filho, que inicialmente se recusou, acabou fazendo o que o pai pediu. Da mesma forma, os líderes religiosos diziam que seguiam a Deus, mas não agiam de acordo com a sua vontade. Enquanto isso, os publicanos e as prostitutas, que eram considerados pecadores, estavam se arrependendo e seguindo Jesus.

Essa parábola é um lembrete para todos nós de que a entrada no Reino de Deus não depende de nossa posição social, nossa educação ou nossa reputação. Depende de nossa disposição em seguir a vontade de Deus e agir de acordo com ela.

Versões

Bíblia NAA
31

Qual dos dois fez a vontade do pai? Eles responderam: — O primeiro. Então Jesus disse: — Em verdade lhes digo que os publicanos e as prostitutas estão entrando no Reino de Deus primeiro que vocês.

Bíblia NTLH
31

— Qual deles fez o que o pai queria? — perguntou Jesus. E eles responderam: — O filho mais velho. Então Jesus disse a eles: — Eu afirmo a vocês que isto é verdade: os cobradores de impostos e as prostitutas estão entrando no Reino de Deus antes de vocês.