Mateus 21:23
Jesus entrou no templo e, enquanto ensinava, aproximaram-se dele os chefes dos sacerdotes e os líderes religiosos do povo e perguntaram: "Com que autoridade estás fazendo estas coisas? E quem te deu tal autoridade? "
Significado de Mateus 21:23
Os chefes dos sacerdotes eram os líderes religiosos judeus que estavam encarregados do templo e dos serviços religiosos. Eles eram membros do Sinédrio, o conselho supremo dos judeus. Os líderes religiosos do povo eram os fariseus, os escribas e os anciãos do povo.
"Estas coisas" se referem às curas e milagres que Jesus estava realizando, bem como ao seu ensino sobre o Reino de Deus.
A autoridade que Jesus estava usando era a autoridade de Deus, que o havia enviado para realizar sua obra.
Os líderes religiosos estavam questionando a autoridade de Jesus porque eles não reconheciam sua autoridade divina e temiam que ele pudesse ameaçar seu próprio poder e influência.
A resposta de Jesus foi uma pergunta: "Eu também vos perguntarei uma coisa; se ma disserdes, eu também vos direi com que autoridade faço estas coisas." (Mateus 21:24). Jesus estava desafiando os líderes religiosos a responderem uma pergunta antes de responderem a dele.
Os líderes religiosos não conseguiram responder à pergunta de Jesus e, portanto, não receberam uma resposta direta à sua própria pergunta. Eles ficaram envergonhados diante do povo.
A parábola dos dois filhos é uma história sobre dois filhos que foram convidados por seu pai para trabalhar em sua vinha. Um filho disse que iria, mas não foi, enquanto o outro disse que não iria, mas depois mudou de ideia e foi.
A mensagem principal da parábola é que o que importa não é o que alguém diz, mas o que faz. É melhor ser um pecador que se arrepende e faz a vontade de Deus do que um religioso que fala muito, mas não age de acordo com a vontade de Deus.
A parábola dos dois filhos se relaciona com a pergunta dos líderes religiosos porque Jesus estava mostrando que eles eram como o filho que dizia que iria fazer a vontade de Deus, mas não o fazia. Eles falavam muito sobre religião, mas não agiam de acordo com a vontade de Deus.
A aplicação prática dessa passagem para os cristãos hoje é que devemos ser pessoas de ação, não apenas de palavras. Devemos fazer a vontade de Deus em nossas vidas e não apenas falar sobre isso. Também devemos reconhecer a autoridade divina de Jesus e segui-lo como nosso Senhor e Salvador.
Explicação de Mateus 21:23
A Autoridade de Jesus é Questionada pelos Líderes Religiosos
No templo de Jerusalém, Jesus estava ensinando uma multidão de pessoas quando os chefes dos sacerdotes e os líderes religiosos se aproximaram dele. Eles questionaram a autoridade de Jesus e perguntaram como ele tinha o direito de realizar as coisas que estava fazendo. Eles queriam saber quem lhe deu tal autoridade.
Jesus respondeu com uma pergunta. Ele perguntou se eles poderiam responder a uma pergunta que ele faria. Se eles pudessem, ele responderia a pergunta deles. Eles concordaram e Jesus perguntou se o batismo de João era do céu ou dos homens. Eles não conseguiram responder, pois não queriam se comprometer e nem queriam admitir que não sabiam a resposta.
Então Jesus disse que não responderia a pergunta deles, pois eles não acreditavam em João Batista, que havia sido enviado por Deus. Se eles não acreditavam em João, como poderiam acreditar em Jesus, que veio depois dele?
Jesus então contou uma parábola sobre dois filhos. O pai pediu para que ambos fossem trabalhar em sua vinha. O primeiro filho disse que não iria, mas depois mudou de ideia e foi. O segundo filho disse que iria, mas nunca foi. Jesus perguntou aos líderes religiosos qual dos filhos fez a vontade do pai. Eles responderam que foi o primeiro.
Então Jesus disse que os publicanos e as prostitutas estavam entrando no reino de Deus antes deles, pois eles acreditavam em João Batista e se arrependeram de seus pecados. Mas os líderes religiosos, mesmo vendo isso, não se arrependeram e não acreditaram em Jesus.
Essa história mostra a autoridade de Jesus e como ele foi questionado pelos líderes religiosos. Jesus respondeu com sabedoria e mostrou que a autoridade que ele tinha vinha de Deus. Ele também mostrou que aqueles que se arrependem de seus pecados e acreditam em Deus são aqueles que entrarão no reino dos céus.
Versões
Jesus entrou no templo e, quando já estava ensinando, os principais sacerdotes e os anciãos do povo se aproximaram dele e perguntaram: — Com que autoridade você faz estas coisas? E quem lhe deu esta autoridade?
Jesus chegou ao Templo, e, quando já estava ensinando, alguns chefes dos sacerdotes e alguns líderes judeus chegaram perto dele e perguntaram: — Com que autoridade você faz essas coisas? Quem lhe deu essa autoridade?