Mateus 18:30
"Mas ele não quis. Antes, saiu e mandou lançá-lo na prisão, até que pagasse a dívida.
Significado de Mateus 18:30
O personagem que se recusa a perdoar a dívida é um servo de um rei.
A dívida é de 10 mil talentos, uma quantia enorme de dinheiro.
O personagem se recusa a perdoar a dívida porque ele quer receber o dinheiro que lhe é devido.
"Lançá-lo na prisão" significa que o servo será preso e mantido em custódia até que pague a dívida.
É improvável que o servo possa pagar a dívida estando na prisão.
Jesus contou essa história para ensinar sobre o perdão e a importância de perdoar os outros.
Podemos aprender que o perdão é uma parte importante da vida cristã e que devemos perdoar os outros assim como Deus nos perdoou.
Podemos aplicar essa história em nossas vidas perdoando aqueles que nos ofenderam e buscando a reconciliação.
O propósito do perdão é libertar-nos do ressentimento e da amargura e permitir-nos viver em paz e harmonia com os outros.
Explicação de Mateus 18:30
A história do homem que não quis perdoar a dívida
Era uma vez um homem que devia uma grande quantia de dinheiro a outro homem. O credor, cansado de esperar pelo pagamento, decidiu cobrar a dívida e exigiu que o devedor pagasse tudo o que devia. O devedor, por sua vez, implorou por misericórdia e pediu mais tempo para pagar a dívida. O credor, então, teve compaixão e perdoou a dívida do homem.
No entanto, esse mesmo homem que havia sido perdoado, encontrou outro homem que lhe devia uma pequena quantia de dinheiro. Ele exigiu o pagamento imediato, mas o devedor não tinha o dinheiro naquele momento e pediu mais tempo para pagar. O homem que havia sido perdoado, não teve a mesma compaixão que o seu credor teve com ele e não quis perdoar a dívida do outro homem.
Ao invés disso, ele mandou lançar o devedor na prisão até que ele pagasse a dívida. Os outros que presenciaram essa cena ficaram indignados e foram contar ao credor o que havia acontecido. O credor ficou furioso com a atitude do homem que havia sido perdoado e o chamou de volta para cobrar a dívida que havia sido perdoada anteriormente.
O homem foi levado à presença do seu credor e recebeu o julgamento que merecia. Ele foi condenado a pagar toda a dívida que havia sido perdoada, mas como não tinha dinheiro para pagar, foi mandado para a prisão até que pagasse tudo o que devia.
Essa história é uma parábola contada por Jesus para ensinar sobre o perdão. O perdão é um ato de amor e compaixão que deve ser praticado por todos, assim como o credor perdoou a dívida do homem. No entanto, a história também mostra que aqueles que recebem o perdão devem ser gratos e praticar o perdão com os outros, assim como o homem que havia sido perdoado não quis perdoar a dívida do outro homem.
O versículo em questão, "Mas ele não quis. Antes, saiu e mandou lançá-lo na prisão, até que pagasse a dívida", mostra a atitude egoísta e vingativa do homem que havia sido perdoado. Ele não teve compaixão pelo outro homem que lhe devia uma pequena quantia de dinheiro e não quis perdoar a dívida dele, mesmo tendo sido perdoado anteriormente.
Em resumo, a história do homem que não quis perdoar a dívida é uma lição sobre a importância do perdão e da gratidão. Devemos perdoar os outros assim como somos perdoados e ser gratos pelo perdão que recebemos. Caso contrário, podemos acabar sendo julgados pelo nosso próprio egoísmo e falta de compaixão.
Versões
Ele, porém, não quis. Pelo contrário, foi e o lançou na prisão, até que saldasse a dívida.
— Mas ele não concordou. Pelo contrário, mandou pôr o outro na cadeia até que pagasse a dívida.