Mateus 17:9
Enquanto desciam do monte, Jesus lhes ordenou: "Não contem a ninguém o que vocês viram, até que o Filho do homem tenha sido ressuscitado dos mortos".
Significado de Mateus 17:9
Jesus ordenou que não contassem a ninguém porque ainda não era o momento certo para divulgar sua identidade messiânica.
As pessoas que Jesus ordenou que não contassem a ninguém eram os discípulos que testemunharam a transfiguração.
Os discípulos viram Jesus transfigurado, conversando com Moisés e Elias.
Jesus mencionou a ressurreição dos mortos para enfatizar que sua morte e ressurreição eram parte do plano divino de salvação.
A expressão "Filho do homem" é uma referência ao Messias prometido no Antigo Testamento.
Jesus usou essa expressão para se referir a si mesmo porque queria enfatizar sua humanidade e divindade.
Os discípulos não entenderam completamente a ordem de Jesus até depois de sua ressurreição.
Jesus escolheu apenas alguns discípulos para testemunhar a transfiguração porque queria prepará-los para sua morte e ressurreição.
O propósito da transfiguração de Jesus era confirmar sua identidade como o Messias prometido e fortalecer a fé dos discípulos.
A ordem de Jesus se relaciona com a missão dos discípulos porque eles precisavam esperar até que Jesus cumprisse seu propósito divino antes de divulgar sua identidade messiânica.
Explicação de Mateus 17:9
A ordem de Jesus aos discípulos após a transfiguração
Após a transfiguração de Jesus no monte, onde ele apareceu em sua glória divina ao lado de Moisés e Elias, os discípulos Pedro, Tiago e João ficaram maravilhados com o que tinham visto. Eles viram Jesus brilhar como o sol e sua roupa ficar branca como a neve. Eles ouviram a voz de Deus dizendo: "Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo. Ouçam-no!".
Mas, ao descerem do monte, Jesus ordenou aos discípulos que não contassem a ninguém o que tinham visto até que ele fosse ressuscitado dos mortos. Por que Jesus deu essa ordem? Por que ele não queria que as pessoas soubessem que ele era o Messias, o Filho de Deus?
Uma possível explicação é que Jesus sabia que, se as pessoas soubessem que ele era o Messias, elas poderiam tentar fazer dele um rei político ou militar, em vez de um rei espiritual. Ele queria que as pessoas o seguissem por causa de sua mensagem de amor, perdão e salvação, não por causa de sua fama ou poder terreno.
Além disso, Jesus sabia que ele teria que sofrer e morrer antes de ressuscitar. Ele não queria que os discípulos ou as pessoas em geral ficassem muito animados com sua glória divina antes de entenderem a natureza sacrificial de sua missão. Ele queria que eles entendessem que ele veio para servir e dar sua vida em resgate por muitos.
Por fim, Jesus também queria que os discípulos crescessem em sua fé e compreensão gradualmente, em vez de serem sobrecarregados com informações e expectativas. Ele sabia que eles ainda não estavam prontos para entender completamente o que tinham visto no monte, e que precisavam de tempo para processar e amadurecer em sua fé.
Assim, a ordem de Jesus aos discípulos após a transfiguração foi uma maneira sábia e amorosa de proteger sua missão, ensinar seus seguidores e prepará-los para o que estava por vir. Eles obedeceram a ordem de Jesus e guardaram o segredo até que ele ressuscitasse dos mortos, quando finalmente entenderam plenamente quem ele era e o que ele havia feito por eles e pelo mundo.
Versões
Ao descerem do monte, Jesus lhes ordenou: — Não contem a ninguém o que vocês viram, até que o Filho do Homem ressuscite dentre os mortos.
Quando estavam descendo do monte, ele lhes deu esta ordem: — Não contem para ninguém o que viram até que o Filho do Homem seja ressuscitado.