Mateus 11:24

24

Mas eu lhes afirmo que no dia do juízo haverá menor rigor para Sodoma do que para você".

Significado do Versículo

Jesus está comparando as pessoas a quem ele está falando com Sodoma para mostrar que elas são mais culpadas do que uma cidade conhecida por sua maldade.

"Menor rigor" significa que Sodoma será julgada com menos severidade do que as pessoas a quem Jesus está falando.

Sodoma é frequentemente associada com pecado e destruição porque a Bíblia relata que Deus destruiu a cidade por causa de sua maldade.

Jesus está tentando transmitir a mensagem de que as pessoas que ouvem sua mensagem são mais culpadas do que uma cidade conhecida por sua maldade.

As pessoas que ouviram essa passagem teriam ficado chocadas e talvez se sentissem culpadas por sua própria maldade.

O "dia do juízo" é o dia em que Deus julgará todas as pessoas pelo que fizeram em suas vidas.

As pessoas podem evitar o rigor do juízo arrependendo-se de seus pecados e seguindo a Deus.

Jesus escolheu Sodoma como ponto de comparação porque era uma cidade conhecida por sua maldade e destruição.

Essa passagem nos ensina que Deus é justo e julgará todas as pessoas de acordo com suas ações.

Podemos aplicar essa mensagem em nossas vidas hoje, lembrando-nos de que seremos julgados por nossas ações e devemos buscar arrependimento e seguir a Deus.

Explicação de Mateus 11:24

A advertência de Jesus sobre a condenação de Sodoma e Gomorra

Em uma de suas pregações, Jesus alertou seus discípulos sobre a gravidade da rejeição à mensagem do evangelho. Ele disse que, no dia do juízo, haveria menor rigor para as cidades de Sodoma e Gomorra, que foram destruídas por Deus por causa de sua perversão sexual e imoralidade, do que para aqueles que tiveram a oportunidade de ouvir a Palavra de Deus e não a aceitaram.

Essa referência bíblica, encontrada no livro de Mateus, capítulo 11, versículo 24, é uma das mais impactantes e controversas do Novo Testamento. Ela mostra a seriedade do pecado e a justiça divina, que não faz acepção de pessoas. Mas também revela a misericórdia de Deus, que oferece salvação a todos os que se arrependem e crêem em seu Filho Jesus Cristo.

Para entender melhor o contexto dessa passagem, é preciso voltar um pouco no tempo. Jesus estava falando com seus discípulos sobre João Batista, o profeta que preparou o caminho para ele e que foi preso por Herodes Antipas. Ele disse que João era o maior entre os nascidos de mulher, mas que o menor no Reino dos céus era maior do que ele. Isso significa que, apesar de sua grandeza como profeta, João não tinha a plenitude da revelação de Deus que Jesus tinha como Filho de Deus.

Em seguida, Jesus fez uma oração ao Pai, agradecendo-lhe por ter escondido essas coisas dos sábios e entendidos e revelado-as aos pequeninos, ou seja, aos que têm um coração humilde e aberto para receber a verdade. Ele disse que todas as coisas lhe foram entregues pelo Pai e que ninguém conhece o Filho senão o Pai, e ninguém conhece o Pai senão o Filho e aqueles a quem o Filho quiser revelá-lo.

Foi nesse contexto que Jesus fez a advertência sobre Sodoma e Gomorra. Ele disse que as cidades que foram destruídas por fogo e enxofre no tempo de Abraão e Ló teriam menor rigor no juízo do que as cidades da Galileia que o rejeitaram. Isso porque, apesar de sua perversão, Sodoma e Gomorra não tiveram a mesma oportunidade de conhecer a verdade que as cidades da Galileia tiveram através da pregação de Jesus e seus discípulos.

Essa advertência de Jesus é um alerta para todos nós que ouvimos a mensagem do evangelho. Não podemos desprezar a graça de Deus e a salvação que ele oferece em seu Filho Jesus Cristo. Se rejeitarmos essa oferta, seremos julgados com maior rigor do que aqueles que nunca a conheceram. Por isso, precisamos nos arrepender de nossos pecados, crer em Jesus como nosso Salvador e seguir seus ensinamentos com humildade e obediência.

Versões

24

Mas eu digo a vocês que, no Dia do Juízo, haverá menos rigor para a terra de Sodoma do que para você.

24

Pois eu afirmo a vocês que, no Dia do Juízo, Deus terá mais pena de Sodoma do que de você, Cafarnaum.