Mateus 11:21
"Ai de você, Corazim! Ai de você, Betsaida! Porque se os milagres que foram realizados entre vocês tivessem sido realizados em Tiro e Sidom, há muito tempo elas se teriam arrependido, vestindo roupas de saco e cobrindo-se de cinzas.
Significado de Mateus 11:21
O autor do livro de Mateus é o apóstolo Mateus.
"Ai de você" é uma expressão de lamento e tristeza.
Corazim e Betsaida eram cidades da Galileia onde Jesus realizou muitos milagres.
Tiro e Sidom eram cidades da Fenícia, ao norte de Israel.
As pessoas em Tiro e Sidom eram conhecidas por serem pagãs e idólatras, e acreditava-se que elas eram mais propensas a se arrependerem do que os judeus em Corazim e Betsaida.
"Vestindo roupas de saco e cobrindo-se de cinzas" era uma prática comum de arrependimento na cultura judaica antiga.
Jesus estava pronunciando essa maldição porque as pessoas em Corazim e Betsaida não se arrependeram apesar de terem visto muitos milagres.
O contexto histórico dessa passagem é o ministério de Jesus na Galileia, onde ele realizou muitos milagres e pregou o evangelho.
Essa passagem se relaciona com o restante do livro de Mateus porque mostra a rejeição de Jesus pelos líderes religiosos judeus e a importância do arrependimento para receber a salvação.
Explicação de Mateus 11:21
A Profecia de Condenação às Cidades de Israel
Neste versículo, Jesus profetiza a condenação das cidades de Corazim e Betsaida, que, apesar de terem testemunhado muitos milagres, não se arrependeram de seus pecados. Jesus afirma que se esses mesmos milagres tivessem sido realizados em Tiro e Sidom, cidades pagãs, elas teriam se arrependido e se humilhado diante de Deus.
A história desse versículo começa quando Jesus estava pregando e realizando milagres nas cidades da Galileia. Corazim e Betsaida eram duas cidades próximas ao Mar da Galileia, onde Jesus havia realizado muitos milagres, incluindo a cura de doentes e a expulsão de demônios. No entanto, apesar de terem sido testemunhas desses milagres, as pessoas dessas cidades não se arrependeram de seus pecados e não se voltaram para Deus.
Jesus, então, profetiza a condenação dessas cidades, dizendo que seria mais suportável para as cidades pagãs de Tiro e Sidom do que para Corazim e Betsaida no dia do julgamento. Isso porque, apesar de não terem testemunhado os milagres de Jesus, as pessoas de Tiro e Sidom teriam se arrependido se tivessem tido a oportunidade de ver o poder de Deus em ação.
Essa profecia de Jesus se cumpriu quando as cidades de Corazim e Betsaida foram destruídas pelos romanos em 70 d.C. Essa destruição foi um sinal da condenação divina sobre essas cidades, que não se arrependeram de seus pecados e não se voltaram para Deus.
O versículo de Mateus 11:21 é um lembrete para todos nós sobre a importância do arrependimento e da humildade diante de Deus. Mesmo quando testemunhamos os milagres de Deus em nossas vidas, devemos nos arrepender de nossos pecados e nos voltar para Ele. Caso contrário, podemos enfrentar a condenação divina como as cidades de Corazim e Betsaida.
Versões
— Ai de você, Corazim! Ai de você, Betsaida! Porque, se em Tiro e em Sidom se tivessem operado os milagres que foram feitos em vocês, há muito que elas teriam se arrependido com pano de saco e cinza.
— Ai de você, cidade de Corazim! Ai de você, cidade de Betsaida! Porque, se os milagres que foram feitos em vocês tivessem sido feitos nas cidades de Tiro e de Sidom, os seus moradores já teriam abandonado os seus pecados há muito tempo. E, para mostrarem que estavam arrependidos, teriam vestido roupa feita de pano grosseiro e teriam jogado cinzas na cabeça!