Mateus 10:2
Estes são os nomes dos doze apóstolos: primeiro, Simão, chamado Pedro, e André, seu irmão; Tiago, filho de Zebedeu, e João, seu irmão;
Significado de Mateus 10:2
Os doze apóstolos mencionados nesta passagem são Simão Pedro, André, Tiago (filho de Zebedeu), João (irmão de Tiago), Filipe, Bartolomeu, Tomé, Mateus (o publicano), Tiago (filho de Alfeu), Tadeu (ou Judas, filho de Tiago) e Simão (o zelote).
Eles são chamados de apóstolos porque foram escolhidos por Jesus para serem seus mensageiros e representantes.
Simão Pedro é mencionado primeiro provavelmente por ser o mais conhecido e líder do grupo dos apóstolos.
André é mencionado como irmão de Pedro para indicar que eles eram da mesma família e provavelmente se conheciam bem antes de serem escolhidos por Jesus.
Tiago, filho de Zebedeu, era um pescador que foi chamado por Jesus para ser um de seus discípulos.
João, irmão de Tiago, também era um pescador que foi chamado por Jesus para ser um de seus discípulos.
A escolha dos doze apóstolos foi uma decisão específica de Jesus e pode ter sido baseada em sua personalidade, habilidades e propósito divino.
Um apóstolo é um enviado especial de Jesus para pregar o evangelho e estabelecer a igreja, enquanto um discípulo é um seguidor de Jesus que aprende com ele e segue seus ensinamentos.
Depois de serem escolhidos por Jesus, os apóstolos viajaram com ele, pregaram o evangelho, curaram os doentes e realizaram milagres em seu nome.
A escolha dos doze apóstolos foi um passo importante na missão de Jesus de estabelecer a igreja e espalhar o evangelho pelo mundo. Eles foram escolhidos para serem líderes e representantes de Jesus na terra.
Explicação de Mateus 10:2
Os Doze Homens Escolhidos por Jesus para Espalhar sua Palavra
No início de sua missão na Terra, Jesus sabia que precisava de discípulos para ajudá-lo a espalhar sua mensagem de amor e salvação. Ele escolheu doze homens para serem seus apóstolos, e os chamou pelo nome: Simão, André, Tiago, João, Filipe, Bartolomeu, Mateus, Tomé, Tiago (filho de Alfeu), Tadeu, Simão (o zelote) e Judas Iscariotes.
Entre esses homens, quatro se destacaram como líderes e confidentes mais próximos de Jesus: Simão, chamado Pedro, e seu irmão André; Tiago, filho de Zebedeu, e seu irmão João. Foi com esses quatro que Jesus passou a maior parte de seu tempo, ensinando e preparando-os para liderar a igreja após sua morte e ressurreição.
Pedro, em particular, se tornou um dos discípulos mais importantes e influentes de Jesus. Ele era um pescador rude e simples, mas Jesus viu algo especial nele e o escolheu para liderar a igreja após sua partida. Pedro se tornou o primeiro papa da Igreja Católica e é reverenciado como um santo em muitas denominações cristãs.
André, irmão de Pedro, também desempenhou um papel importante na história da igreja. Ele foi o primeiro discípulo a seguir Jesus, e imediatamente convidou seu irmão para se juntar a eles. André é considerado o padroeiro da Escócia e é lembrado como um evangelista corajoso e dedicado.
Tiago e João, filhos de Zebedeu, eram conhecidos como "filhos do trovão" por causa de seu temperamento explosivo. Eles também eram muito próximos de Jesus e foram testemunhas de muitos de seus milagres e ensinamentos. Tiago foi o primeiro dos apóstolos a ser martirizado, enquanto João viveu até uma idade avançada e escreveu vários livros do Novo Testamento.
Os outros oito apóstolos também desempenharam papéis importantes na história da igreja. Filipe foi um evangelista poderoso que converteu muitos ao cristianismo, enquanto Bartolomeu é lembrado como um mártir corajoso que morreu por sua fé. Mateus era um cobrador de impostos antes de se tornar um discípulo de Jesus, e escreveu um dos quatro evangelhos do Novo Testamento. Tomé é lembrado como o apóstolo que duvidou da ressurreição de Jesus até que o viu com seus próprios olhos, enquanto Tadeu é conhecido como o padroeiro das causas perdidas. Simão, o zelote, era um revolucionário político antes de se juntar a Jesus, e Judas Iscariotes é lembrado como o discípulo que traiu Jesus por trinta moedas de prata.
Em resumo, os doze apóstolos escolhidos por Jesus foram homens comuns que se tornaram líderes extraordinários da igreja. Eles dedicaram suas vidas a espalhar a mensagem de amor e salvação de Jesus, e muitos deles morreram por sua fé. Seus nomes são lembrados e honrados em todo o mundo cristão, e sua influência continua a ser sentida até hoje.
Versões
Ora, os nomes dos doze apóstolos são estes: primeiro, Simão, chamado Pedro, e André, seu irmão; Tiago, filho de Zebedeu, e João, seu irmão;
São estes os nomes dos doze apóstolos : primeiro, Simão, chamado Pedro, e o seu irmão André; Tiago e o seu irmão João, filhos de Zebedeu;