Mateus 1:3
Judá gerou Perez e Zerá, cuja mãe foi Tamar; Perez gerou Esrom; Esrom gerou Arão;
Significado de Mateus 1:3
Judá é um dos filhos de Jacó e pai da tribo de Judá.
Perez e Zerá são filhos de Judá e netos de Jacó.
Tamar é a nora de Judá, que se disfarçou de prostituta para ter um filho com ele.
Judá gerou Perez e Zerá através de Tamar, que se disfarçou de prostituta para seduzi-lo.
Esrom é filho de Perez e neto de Judá.
Perez gerou Esrom através de uma união normal com uma mulher.
Arão é um nome comum na Bíblia, mas não é claro quem é o Arão mencionado aqui.
Esrom gerou Arão através de uma união normal com uma mulher.
Esses nomes são importantes porque fazem parte da genealogia de Jesus, que é traçada desde Abraão até José, o pai terreno de Jesus.
É mencionado que a mãe de Perez e Zerá foi Tamar porque ela teve um papel incomum na história da família de Judá, e sua história é importante para entender a genealogia de Jesus.
Explicação de Mateus 1:3
A história de como Tamar se tornou a mãe de Perez e Zerá, que geraram Esrom e Arão
No livro de Mateus, capítulo 1, versículo 3, é mencionado que Judá gerou Perez e Zerá, cuja mãe foi Tamar; Perez gerou Esrom; Esrom gerou Arão;". Mas como essa história começou?
Tudo começou quando Judá, um dos filhos de Jacó, teve três filhos com uma mulher chamada Bat-Shua. Seu primeiro filho se chamava Er, o segundo Onã, e o terceiro Selá. Er se casou com Tamar, mas morreu antes de ter filhos. Seguindo a tradição da época, Onã deveria se casar com Tamar e gerar filhos em nome do irmão falecido. No entanto, Onã se recusou a cumprir essa obrigação e acabou morrendo também.
Judá, então, prometeu a Tamar que seu terceiro filho, Selá, se casaria com ela quando estivesse pronto. No entanto, Judá não cumpriu sua promessa e Tamar ficou sem marido e sem filhos. Ela decidiu então agir por conta própria e se disfarçou como uma prostituta para seduzir Judá. Ele não sabia que era Tamar e acabou dormindo com ela, gerando assim os gêmeos Perez e Zerá.
Perez se tornou o ancestral de Davi e, posteriormente, de Jesus. Esrom, filho de Perez, também é mencionado na genealogia de Jesus em Mateus 1:3. Ele gerou Arão, que por sua vez gerou Aminadabe, Naassom, Salmon, Boaz, Obede, Jessé e Davi.
Essa história é um exemplo de como Deus pode trabalhar em situações difíceis e aparentemente impossíveis para cumprir seus propósitos. Apesar das circunstâncias desfavoráveis, Tamar se tornou uma parte importante da linhagem de Jesus. Além disso, a história também mostra a importância de cumprir promessas e obrigações, mesmo que isso possa parecer difícil ou inconveniente.
Versões
Judá gerou Perez e Zera, cuja mãe foi Tamar; Perez gerou Esrom; Esrom gerou Arão;
Judá foi pai de Peres e de Zera, e a mãe deles foi Tamar. Peres foi pai de Esrom, que foi pai de Arão.