Marcos 5:16

16

Os que o tinham visto contaram ao povo o que acontecera ao endemoninhado, e falaram também sobre os porcos.

Significado do Versículo

"Os que o tinham visto" se refere às pessoas que presenciaram a cura do endemoninhado.

O "endemoninhado" é um homem possuído por demônios que vivia em um cemitério.

Jesus curou o endemoninhado e expulsou os demônios que o possuíam.

Os porcos são mencionados porque Jesus permitiu que os demônios que possuíam o homem entrassem neles.

Os porcos eram considerados impuros pelos judeus e, portanto, não deveriam ser criados ou consumidos.

Os porcos se jogaram no mar porque os demônios que os possuíam os levaram a fazer isso.

O simbolismo por trás dos porcos se jogando no mar pode representar a destruição dos espíritos malignos e a vitória de Jesus sobre o mal.

Jesus permitiu que os demônios entrassem nos porcos para mostrar o poder que tinha sobre eles e para curar o homem possuído.

A mensagem que podemos extrair deste versículo é que Jesus tem poder sobre o mal e pode curar aqueles que estão possuídos por demônios.

Podemos aplicar esta mensagem em nossas vidas hoje, buscando a ajuda de Jesus para nos libertar de qualquer influência maligna em nossas vidas e confiando em seu poder para nos curar.

Explicação de Marcos 5:16

A história do homem possuído pelos demônios e os porcos

Há muito tempo, em uma cidade próxima ao mar, havia um homem que sofria muito. Ele estava possuído por demônios e ninguém conseguia ajudá-lo. Ele vivia sozinho, em meio aos túmulos, gritando e se cortando com pedras. As pessoas tinham medo dele e evitavam passar por perto.

Um dia, Jesus chegou à cidade e o homem possuído correu em sua direção. Jesus o libertou dos demônios e eles foram para perto de um grupo de porcos que pastavam ali perto. Os demônios pediram para entrar nos porcos e Jesus permitiu. Então, os porcos ficaram loucos e correram em direção ao mar, se afogando.

As pessoas que viram tudo isso ficaram assustadas e contaram para todo mundo o que havia acontecido. Elas viram o homem possuído agora curado, sentado aos pés de Jesus, vestido e em seu perfeito juízo. Eles também viram os porcos se afogando no mar.

Essa história é um exemplo do poder de Jesus sobre os demônios e como ele pode curar até mesmo os casos mais difíceis. Também mostra como as pessoas podem ser influenciadas pelo medo e pelo desconhecido, mesmo quando algo bom acontece. É importante lembrar que Jesus sempre tem um propósito em tudo o que faz e que devemos confiar nele, mesmo quando não entendemos completamente seus planos.

Versões

16

Os que haviam presenciado os fatos contaram-lhes o que tinha acontecido ao endemoniado e também falaram a respeito dos porcos.

16

Os que tinham visto tudo aquilo lhes contaram o que havia acontecido com o homem e com os porcos.