Marcos 2:23
Certo sábado Jesus estava passando pelas lavouras de cereal. Enquanto caminhavam, seus discípulos começaram a colher espigas.
Significado de Marcos 2:23
Jesus estava passando pelas lavouras de cereal.
As lavouras de cereal eram campos onde se plantava trigo, cevada e outros grãos.
Os discípulos começaram a colher espigas porque estavam com fome.
A regra judaica proibia a colheita no sábado.
Os fariseus ficaram indignados porque consideravam a colheita no sábado uma violação da lei.
Jesus disse aos fariseus que o sábado foi feito para o homem e não o homem para o sábado.
Jesus ensinou aos fariseus que a lei deve servir ao bem-estar do homem e não oprimir ou restringir sua liberdade.
Os fariseus ficaram ainda mais irritados e começaram a conspirar contra Jesus.
Isso nos ensina que a lei deve ser interpretada e aplicada com sabedoria e amor, e não de forma legalista e opressiva.
Podemos aplicar essa lição em nossas vidas hoje, lembrando que a graça de Deus nos liberta da escravidão da lei e nos permite viver em liberdade e amor.
Explicação de Marcos 2:23
A história da colheita de espigas no sábado por Jesus e seus discípulos
Em um dia de sábado, Jesus e seus discípulos caminhavam pelas lavouras de cereal. Enquanto andavam, os discípulos começaram a colher espigas para saciar sua fome. De repente, alguns fariseus que estavam próximos viram o que estava acontecendo e questionaram Jesus: "Por que seus discípulos estão fazendo o que não é permitido no sábado?".
Jesus respondeu aos fariseus com uma pergunta: "Vocês nunca leram o que Davi fez quando ele e seus companheiros estavam com fome e não havia nada para comer? Ele entrou na casa de Deus, comeu os pães da Presença e deu aos seus companheiros, embora isso não fosse permitido a ninguém, exceto aos sacerdotes. E ele também disse: ‘O sábado foi feito para o homem, e não o homem para o sábado. Assim, o Filho do homem é Senhor até mesmo do sábado’".
Com essas palavras, Jesus mostrou que o sábado não foi criado para ser uma carga pesada para as pessoas, mas sim para ser um dia de descanso e renovação. Ele também mostrou que, como Filho de Deus, ele tinha autoridade sobre o sábado e podia decidir como usá-lo.
Essa história é um lembrete para nós de que o legalismo religioso pode nos cegar para o verdadeiro significado das coisas. Jesus nos ensina que o amor e a compaixão devem ser a base de nossas ações, e que a lei deve ser usada para nos guiar, não para nos oprimir. Como cristãos, devemos seguir o exemplo de Jesus e buscar sempre o equilíbrio entre a obediência à lei e a compaixão pelos outros.
Versões
Aconteceu que, num sábado, Jesus atravessava as searas, e os seus discípulos, ao passar, começaram a colher espigas.
Num sábado, Jesus e os seus discípulos estavam atravessando uma plantação de trigo. Enquanto caminhavam, os discípulos iam colhendo espigas.