Marcos 2:15

15

Durante uma refeição na casa de Levi, muitos publicanos e "pecadores" estavam comendo com Jesus e seus discípulos, pois havia muitos que o seguiam.

Marcos 2:15

Significado de Marcos 2:15

Levi era um cobrador de impostos.

Jesus estava mostrando que não fazia distinção de pessoas e que todos eram bem-vindos em sua presença.

Os fariseus ficaram indignados e questionaram por que Jesus estava comendo com essas pessoas.

Jesus disse que não veio para chamar os justos, mas sim os pecadores ao arrependimento.

Jesus estava mostrando que todos são iguais perante Deus e que Ele veio para salvar a todos, independentemente de sua posição social ou moral.

Os discípulos estavam surpresos, mas não questionaram a presença dessas pessoas.

Essa passagem nos ensina que devemos ser inclusivos e acolhedores, assim como Jesus foi.

Podemos aplicar essa mensagem em nossas vidas sendo mais tolerantes e abertos a pessoas diferentes de nós.

O papel dos cristãos é serem agentes de mudança na sociedade, lutando contra a exclusão e a marginalização.

Podemos seguir o exemplo de Jesus sendo mais compassivos e amorosos com aqueles que são considerados "diferentes" ou "inferiores" pela sociedade.

Explicação de Marcos 2:15

A refeição de Jesus com os excluídos da sociedade

Em Marcos 2:15, é narrado um episódio em que Jesus se encontra com muitos publicanos e "pecadores" durante uma refeição na casa de Levi. Essa passagem é extremamente significativa, pois mostra a atitude inclusiva de Jesus em relação às pessoas que eram marginalizadas pela sociedade da época.

Os publicanos eram coletores de impostos, considerados traidores por colaborarem com o domínio romano. Já os "pecadores" eram aqueles que não seguiam as leis religiosas judaicas, como os que praticavam prostituição, jogos de azar e outras atividades consideradas imorais. Essas pessoas eram excluídas da sociedade e vistas como impuras.

No entanto, Jesus não se importava com as convenções sociais e religiosas da época. Ele acolhia a todos, sem distinção, e mostrava que o amor de Deus era para todos. Por isso, ele se sentava à mesa com os publicanos e "pecadores", o que causava escândalo entre os fariseus e mestres da lei.

Na casa de Levi, Jesus e seus discípulos estavam comendo com essas pessoas, pois havia muitos que o seguiam. Isso mostra que a mensagem de Jesus estava alcançando os marginalizados, que encontravam nele uma fonte de esperança e salvação.

Os fariseus e mestres da lei questionaram os discípulos de Jesus sobre a presença deles naquela refeição. Jesus, então, respondeu: "Não são os que têm saúde que precisam de médico, mas sim os doentes. Eu não vim chamar os justos, mas sim os pecadores" (Marcos 2:17).

Essa resposta de Jesus mostra que ele veio ao mundo para salvar aqueles que estavam perdidos, para curar os doentes e para acolher os excluídos. Ele não veio para julgar, mas para amar e transformar vidas.

A refeição na casa de Levi é um exemplo da atitude inclusiva de Jesus, que acolhia a todos, independentemente de sua condição social, religiosa ou moral. Essa passagem nos ensina que devemos seguir o exemplo de Jesus e acolher os marginalizados em nossa sociedade, mostrando-lhes o amor de Deus e a esperança que há em Cristo.

Versões

Bíblia NAA
15

Achando-se Jesus à mesa, na casa de Levi, estavam junto com ele e com os seus discípulos muitos publicanos e pecadores; porque estes eram muitos e também o seguiam.

Bíblia NTLH
15

Mais tarde, Jesus estava jantando na casa de Levi. Junto com Jesus e os seus discípulos estavam muitos cobradores de impostos e outras pessoas de má fama que o seguiam.