Marcos 15:42
Era o Dia da Preparação, isto é, a véspera do sábado. Ao cair da tarde,
Significado de Marcos 15:42
O "Dia da Preparação" era o dia em que os judeus se preparavam para o sábado, fazendo as compras e outras tarefas necessárias antes do início do sábado.
A véspera do sábado era considerada um dia especial porque era o dia em que os judeus se preparavam para o descanso sagrado do sábado, que começava ao pôr do sol.
O horário de "cair da tarde" em Marcos 15:42 é geralmente interpretado como sendo cerca de três horas da tarde.
O corpo de Jesus precisava ser removido da cruz antes do início do sábado para evitar quebrar a lei judaica que proibia deixar corpos pendurados em uma cruz durante o sábado.
José de Arimatéia pediu permissão a Pilatos para remover o corpo de Jesus da cruz porque ele era um discípulo secreto de Jesus e queria dar a ele um enterro adequado.
Nicodemos ajudou José de Arimatéia a remover o corpo de Jesus da cruz.
O corpo de Jesus foi levado para um sepulcro novo que pertencia a José de Arimatéia.
As mulheres que seguiam Jesus observaram onde o corpo foi colocado para que pudessem voltar e ungir o corpo com especiarias após o sábado.
A morte de Jesus na véspera do sábado tem um significado teológico profundo, pois ele morreu como o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo, cumprindo as profecias do Antigo Testamento.
A morte de Jesus na véspera do sábado se relaciona com a ressurreição no domingo porque ele ressuscitou no primeiro dia da semana, cumprindo a profecia de que ele ressuscitaria após três dias.
Explicação de Marcos 15:42
A tarde que antecedeu o sábado: a história por trás de Marcos 15:42
No final da tarde, o sol já começava a se pôr no horizonte quando um homem chamado José de Arimatéia se aproximou do governador romano, Pilatos. Ele pediu permissão para retirar o corpo de Jesus da cruz e sepultá-lo em um túmulo novo que havia sido preparado para ele. Pilatos concordou e ordenou que o corpo fosse entregue a José.
José, então, comprou um lençol de linho e retirou o corpo de Jesus da cruz. Ele o envolveu no lençol e o colocou no túmulo novo, que estava escavado em uma rocha. Depois, ele rolou uma pedra grande para fechar a entrada do túmulo.
Tudo isso aconteceu na véspera do sábado, que era um dia de descanso para os judeus. Por isso, era necessário que o corpo de Jesus fosse retirado da cruz e sepultado antes do início do sábado, que começava ao pôr do sol. Essa era a preparação para o sábado, que era um dia sagrado para os judeus.
O fato de José ter se oferecido para sepultar Jesus é um sinal de sua devoção e respeito pelo mestre. Ele era um membro do Sinédrio, o conselho judaico que havia condenado Jesus à morte, mas não concordava com a decisão. Ele era um homem justo e temente a Deus, que reconhecia a importância de honrar o corpo de Jesus, mesmo após sua morte.
O ato de sepultar Jesus também é um sinal de esperança e fé. Mesmo diante da morte, José e os discípulos de Jesus acreditavam que sua mensagem de amor e salvação não havia sido em vão. Eles acreditavam que Jesus era o Messias prometido, que havia vindo para salvar a humanidade do pecado e da morte.
Assim, a história por trás de Marcos 15:42 é uma história de devoção, respeito e esperança. Ela nos lembra que, mesmo diante da morte, a fé e a esperança podem nos guiar e nos dar forças para seguir em frente.
Versões
Ao cair da tarde, por ser o dia da preparação, isto é, a véspera do sábado,
Já era quase noite quando chegou José, que era da cidade de Arimateia. Ele era um homem importante e fazia parte do Conselho Superior . José também esperava a vinda do Reino de Deus . Era o Dia da Preparação , isto é, a véspera do sábado. Por isso José, tomando coragem, foi falar com Pilatos e pediu o corpo de Jesus.