Malaquias 2:12

12

Que o Senhor lance fora das tendas de Jacó o homem que faz isso, seja ele quem for, mesmo que esteja trazendo ofertas ao Senhor dos Exércitos.

Significado do Versículo

"Fazer isso" se refere a casar-se com uma mulher estrangeira que adora outros deuses.

O homem mencionado é aquele que desobedece a ordem de Deus de não se casar com mulheres estrangeiras que adoram outros deuses.

As tendas de Jacó são uma referência ao povo de Israel, descendente de Jacó.

O Senhor quer lançar esse homem fora das tendas de Jacó porque ele está desobedecendo a ordem de Deus e se casando com mulheres estrangeiras que adoram outros deuses.

As ofertas ao Senhor dos Exércitos são sacrifícios e ofertas de adoração que eram oferecidos no templo.

Essa passagem nos ensina que Deus é santo e exige que seu povo seja santo também.

Podemos aplicar essa passagem em nossas vidas hoje, obedecendo aos mandamentos de Deus e evitando qualquer coisa que possa nos afastar dele.

Trazer ofertas ao Senhor é uma forma de adoração e demonstração de fé.

Podemos garantir que estamos trazendo ofertas que agradam a Deus ao oferecermos sacrifícios com um coração sincero e obediente.

Essa passagem nos ensina que Deus é justo e exige que seu povo obedeça a seus mandamentos, caso contrário, haverá consequências.

Explicação de Malaquias 2:12

A condenação divina aos que profanam a santidade do povo de Deus

Um dos versículos mais impactantes da Bíblia, que trata da condenação divina aos que profanam a santidade do povo de Deus, está presente no livro do profeta Malaquias. O versículo em questão diz: "Que o Senhor lance fora das tendas de Jacó o homem que faz isso, seja ele quem for, mesmo que esteja trazendo ofertas ao Senhor dos Exércitos."

A história por trás desse versículo começa com a situação do povo de Israel após o exílio babilônico. Eles haviam retornado à sua terra e estavam reconstruindo o templo e a cidade de Jerusalém. No entanto, muitos deles estavam se desviando da fé e profanando a santidade do povo de Deus.

Malaquias, o último profeta do Antigo Testamento, foi enviado por Deus para confrontar o povo e denunciar seus pecados. Ele começou sua mensagem falando sobre o amor de Deus por Israel e como Ele havia escolhido o povo para ser uma bênção para todas as nações. No entanto, Malaquias também apontou os pecados do povo, incluindo a infidelidade conjugal, a corrupção dos sacerdotes e a negligência na oferta de dízimos e ofertas.

Em Malaquias 2:10-16, o profeta confronta os homens de Israel que haviam se divorciado de suas esposas e se casado com mulheres estrangeiras, violando assim a aliança com Deus. Ele os chama de traidores e adverte que Deus não aceitará suas ofertas e sacrifícios enquanto eles continuarem a profanar a santidade do povo de Deus.

É nesse contexto que Malaquias pronuncia a condenação divina do versículo em questão. Ele afirma que Deus lançará fora das tendas de Jacó (ou seja, do povo de Israel) qualquer homem que profane a santidade do povo, mesmo que esteja trazendo ofertas ao Senhor dos Exércitos. Em outras palavras, Deus não aceitará as ofertas e sacrifícios daqueles que não vivem de acordo com a sua vontade e que profanam a santidade do seu povo.

Essa mensagem de Malaquias é um lembrete poderoso de que Deus não se contenta com rituais vazios e ofertas mecânicas. Ele deseja um povo que viva em santidade e obediência, que reflita a sua glória e seja uma bênção para o mundo. E para aqueles que se desviam desse caminho, há uma condenação divina que os aguarda.

Versões

12

O Senhor eliminará das tendas de Jacó aquele que fizer isso, seja ele quem for, mesmo que apresente ofertas ao Senhor dos Exércitos.

12

Que o Senhor expulse do nosso país as pessoas que fazem isso, sejam quem forem, mesmo que apresentem ofertas ao Senhor Todo-Poderoso!