A Mãe
Eva, a primeira mulher criada por Deus, é chamada de "mãe de todos os viventes" (Gênesis 3:20), pois dela descendem todos os seres humanos.
Sara, esposa de Abraão, foi mãe na velhice. Ela deu à luz Isaque aos 90 anos, após Deus prometer que ela teria um filho (Gênesis 21:1-3).
A mãe de Moisés, Joquebede, arriscou sua vida para salvar seu filho do decreto do faraó que ordenava a morte de todos os meninos hebreus (Êxodo 2:1-10).
Ana, mãe do profeta Samuel, é um exemplo de fé e perseverança. Ela orou fervorosamente por um filho e prometeu dedicá-lo ao Senhor. Deus ouviu sua oração e lhe deu Samuel (1 Samuel 1:11).
Maria, mãe de Jesus, é uma das figuras maternas mais importantes da Bíblia. Ela aceitou a missão de ser a mãe do Salvador com humildade e fé (Lucas 1:26-38).
Salomé, mãe dos apóstolos Tiago e João, demonstrou grande amor e preocupação por seus filhos ao pedir a Jesus que eles se sentassem à sua direita e à sua esquerda em seu Reino (Mateus 20:20-21).
A Bíblia também fala da "mulher virtuosa" em Provérbios 31, que é uma mãe exemplar. Ela cuida de sua família, trabalha com as mãos, ajuda os necessitados e teme ao Senhor. Ela é um modelo de mãe que todos devem aspirar a ser.
A História da Mãe
Em tempos antigos, no Egito, vivia uma mulher israelita chamada Joquebede. Ela era casada com Amram e juntos tiveram três filhos: Miriã, Aarão e Moisés. Joquebede era uma mulher de fé inabalável e uma mãe dedicada, que amava profundamente seus filhos.
Em uma época de grande perseguição, o faraó do Egito, temendo o crescimento do povo israelita, ordenou que todos os recém-nascidos do sexo masculino fossem lançados ao rio Nilo. Joquebede, ao dar à luz seu terceiro filho, Moisés, ficou aterrorizada com o decreto do faraó, mas sua fé em Deus era maior que seu medo.
Joquebede decidiu esconder o bebê por três meses. Quando não conseguiu mais escondê-lo, fez um cesto de juncos, impermeabilizou-o com piche e betume e colocou o pequeno Moisés dentro. Então, ela colocou o cesto entre os juncos ao longo da margem do rio Nilo, enquanto Miriã, a irmã mais velha, ficava de vigia à distância.
A filha do faraó, enquanto se banhava no rio, notou o cesto entre os juncos. Ao abri-lo, encontrou o bebê chorando e, movida por compaixão, decidiu adotá-lo. Miriã, que observava de longe, se aproximou e sugeriu uma ama de leite hebreia para o bebê. Assim, de forma providencial, Joquebede foi chamada para cuidar de seu próprio filho.
Joquebede, então, teve a oportunidade de criar Moisés durante seus primeiros anos de vida. Ela o ensinou sobre o Deus de Israel, sobre sua herança e sobre as promessas divinas para seu povo. Quando Moisés cresceu, foi levado de volta ao palácio do faraó, onde foi criado como príncipe do Egito.
No entanto, as sementes plantadas por Joquebede no coração de Moisés nunca foram esquecidas. Ele cresceu para ser um grande líder, libertando o povo de Israel da escravidão egípcia e conduzindo-os à Terra Prometida. Joquebede, embora não seja tão conhecida quanto seu filho, desempenhou um papel crucial na história de Israel. Sua coragem, fé e amor materno moldaram a vida de Moisés e, por extensão, o destino de uma nação.
A história de Joquebede é uma homenagem à força, coragem e fé que muitas mães demonstram diariamente. Sua vida nos lembra que, mesmo em tempos de grande adversidade, o amor de uma mãe e sua fé inabalável podem gerar mudanças extraordinárias.
Versículos sobre A Mãe
"Honra teu pai e tua mãe, a fim de que tenhas vida longa na terra que o Senhor teu Deus te dá.
Êxodo 20:12
Reveste-se de força e dignidade; sorri diante do futuro.
Provérbios 31:25
Fala com sabedoria e ensina com amor.
Provérbios 31:26
Cuida dos negócios de sua casa e não dá lugar à preguiça.
Provérbios 31:27
Seus filhos se levantam e a elogiam; seu marido também a elogia, dizendo:
Provérbios 31:28
Aguarde...
VER MAIS
VER TODOS
A Mãe