Lucas 9:12
Ao fim da tarde os Doze aproximaram-se dele e disseram: "Manda embora a multidão para que eles possam ir aos campos vizinhos e aos povoados, e encontrem comida e pousada, porque aqui estamos em lugar deserto".
Significado de Lucas 9:12
Os discípulos pediram para Jesus mandar a multidão embora porque eles estavam em um lugar deserto e não havia comida ou pousada para eles.
A multidão estava em um lugar deserto porque eles haviam seguido Jesus para ouvi-lo ensinar e ver seus milagres.
Não está claro por que os discípulos não queriam alimentar a multidão, mas pode ser porque eles não tinham comida suficiente ou porque achavam que seria muito difícil alimentar tantas pessoas.
Jesus disse aos discípulos para alimentar a multidão eles mesmos.
Jesus alimentou a multidão multiplicando cinco pães e dois peixes.
Mais de cinco mil pessoas foram alimentadas.
O milagre da multiplicação dos pães é importante porque mostra o poder de Jesus em prover para as necessidades das pessoas e também prefigura a Última Ceia e a Eucaristia.
O significado espiritual da história é que Jesus é o pão da vida e pode satisfazer nossas necessidades físicas e espirituais.
Podemos aplicar essa história em nossas vidas hoje, confiando em Jesus para suprir nossas necessidades e compartilhando o que temos com os outros.
A história nos mostra que Jesus é compassivo, poderoso e capaz de fazer milagres.
Explicação de Lucas 9:12
A preocupação dos discípulos com a multidão faminta
Era um fim de tarde no deserto e a multidão de seguidores de Jesus estava faminta. Os discípulos, preocupados com a situação, se aproximaram do mestre e pediram que ele mandasse a multidão embora para que pudessem encontrar comida e pousada nos campos vizinhos e povoados. Jesus, porém, não concordou com a ideia e disse aos discípulos: "Dai-lhes vós mesmos de comer".
Os discípulos ficaram surpresos com a resposta de Jesus, afinal, eles não tinham comida suficiente para alimentar toda aquela multidão. Mas Jesus pediu que eles procurassem entre a multidão o que havia disponível. Eles encontraram apenas cinco pães e dois peixes. Jesus pediu que a multidão se sentasse em grupos de cinquenta e começou a partir os pães e os peixes, distribuindo para todos.
Para surpresa dos discípulos, a comida não acabou. Todos comeram e ainda sobraram doze cestos cheios de pedaços de pão e peixe. Foi um milagre que deixou todos maravilhados e mostrou o poder de Jesus.
Essa passagem bíblica é um exemplo de como a preocupação dos discípulos com a multidão faminta foi transformada em um milagre pela ação de Jesus. Ela também mostra a importância da confiança em Deus e na sua providência, mesmo em situações aparentemente impossíveis.
Hoje em dia, podemos aplicar essa lição em nossas vidas, lembrando-nos de que Deus é capaz de suprir todas as nossas necessidades, mesmo quando parece que não há solução. Podemos confiar em sua providência e agir com generosidade, compartilhando o que temos com os outros, assim como Jesus pediu aos discípulos.
Versões
Mas o dia estava chegando ao fim. Então os doze se aproximaram de Jesus e disseram: — Despeça a multidão, para que, indo às aldeias e campos ao redor, se hospedem e encontrem alimento; pois estamos aqui em lugar deserto.
Estava anoitecendo, e por isso os doze apóstolos foram e disseram a Jesus: — Mande esta gente embora. Eles podem ir aos povoados e sítios que ficam por perto daqui e lá encontrarão o que comer e onde ficar, pois este lugar é deserto.