Lucas 6:22

22

Bem-aventurados serão vocês, quando os odiarem, expulsarem e insultarem, e eliminarem o nome de vocês, como sendo mau, por causa do Filho do homem.

Significado do Versículo

Jesus diz que seremos bem-aventurados quando formos odiados porque isso significa que estamos seguindo seus passos e que somos considerados dignos de sofrer por ele.

Ser expulso por causa do Filho do homem significa ser rejeitado e excluído por causa de nossa fé em Jesus.

Podemos ser abençoados quando somos insultados porque isso significa que estamos sofrendo por causa de Jesus e que ele nos recompensará no céu.

Algumas pessoas eliminam o nome dos cristãos porque não querem ser associadas à nossa fé ou porque são hostis à mensagem do evangelho.

Ser considerado mau por causa de Jesus significa que somos mal-entendidos ou caluniados por causa de nossa fé em Jesus.

Podemos lidar com o ódio e a perseguição amando nossos inimigos, orando por eles e confiando em Deus para nos proteger e nos fortalecer.

Deus permite que seus filhos sejam perseguidos para testar nossa fé, para nos purificar e para nos tornar mais parecidos com Jesus.

Podemos ser fiéis a Jesus em meio à perseguição mantendo nossa confiança nele, permanecendo firmes em nossa fé e compartilhando o evangelho com coragem.

Podemos aprender com a perseguição que nossa fé é valiosa e que Deus está conosco mesmo em meio ao sofrimento.

Podemos orar por aqueles que nos perseguem pedindo a Deus que os abençoe, os perdoe e os leve a conhecer a verdade sobre Jesus.

Explicação de Lucas 6:22

A história da promessa de bem-aventurança aos perseguidos por causa da fé

Um dos versículos mais marcantes da Bíblia é aquele que promete bem-aventurança aos que são perseguidos por causa da sua fé. Essa promessa está registrada no Evangelho de Lucas, no capítulo 6, versículo 22. Mas qual é a história por trás desse versículo?

Lucas era um médico grego que se converteu ao cristianismo e se tornou um dos discípulos de Jesus. Ele escreveu o Evangelho que leva o seu nome, além do livro de Atos dos Apóstolos. Em Lucas 6:22, ele registra as palavras de Jesus durante o Sermão da Montanha, que é uma das passagens mais importantes do Novo Testamento.

Nesse trecho do Sermão da Montanha, Jesus fala sobre as bem-aventuranças, que são uma série de promessas de felicidade aos que seguem os seus ensinamentos. A bem-aventurança aos perseguidos é a última da lista, e é uma das mais difíceis de entender e aceitar.

Jesus diz que os seus seguidores serão bem-aventurados quando forem odiados, expulsos e insultados por causa dele. Ele também diz que eles serão felizes quando o seu nome for eliminado, como se fosse mau. Essas são palavras duras e assustadoras, mas Jesus não está prometendo que os seus seguidores terão uma vida fácil e tranquila.

Na verdade, Jesus está dizendo que a perseguição é uma parte inevitável da vida de quem segue a sua fé. Ele mesmo foi perseguido e morto por causa das suas crenças, e os seus discípulos também enfrentaram muitas dificuldades por causa da sua fé. Mas Jesus promete que aqueles que perseverarem até o fim serão recompensados com a vida eterna.

Essa promessa de bem-aventurança aos perseguidos é uma das mais importantes da Bíblia, porque ela nos lembra que a nossa fé pode nos custar caro. Mas também nos lembra que a nossa recompensa será muito maior do que qualquer sofrimento que possamos enfrentar. Por isso, devemos seguir os ensinamentos de Jesus com coragem e determinação, sabendo que ele está sempre ao nosso lado, nos fortalecendo e nos guiando pelo caminho da vida eterna.

Versões

22

— Bem-aventuradossão vocês quando as pessoas os odiarem, expulsarem da sua companhia, insultarem e rejeitarem o nome de vocês como indigno, por causa do Filho do Homem.

22

— Felizes são vocês quando os odiarem, rejeitarem, insultarem e disserem que vocês são maus por serem seguidores do Filho do Homem .