Lucas 6:14
Simão, a quem deu o nome de Pedro; seu irmão André; Tiago; João; Filipe; Bartolomeu;
Significado de Lucas 6:14
Esses homens são os sete primeiros discípulos escolhidos por Jesus.
Jesus escolheu esses homens por sua fé e disposição para segui-lo.
Cada um desses discípulos desempenhou um papel importante na propagação do cristianismo e na história da igreja.
Simão recebeu o nome de Pedro porque significa "pedra" em grego, e Jesus o escolheu para ser a "pedra" sobre a qual ele construiria sua igreja.
André era o irmão de Pedro e foi o primeiro a ser chamado por Jesus.
Tiago e João eram irmãos e eram conhecidos como "filhos do trovão" por causa de sua personalidade forte.
Filipe foi um dos primeiros discípulos escolhidos por Jesus e é conhecido por trazer Natanael para conhecer Jesus.
Bartolomeu é mencionado em outras partes do Novo Testamento como sendo o mesmo que Natanael.
Lucas menciona especificamente esses sete discípulos porque eles foram os primeiros a serem escolhidos por Jesus.
A escolha desses discípulos por Jesus mostra que ele valorizava a fé e a disposição para segui-lo acima de todas as outras coisas.
Explicação de Lucas 6:14
A escolha dos primeiros discípulos de Jesus
Quando Jesus iniciou seu ministério na Terra, ele sabia que precisaria de discípulos para ajudá-lo a espalhar a mensagem do Reino de Deus. Assim, ele começou a procurar homens que fossem fiéis e comprometidos com sua causa. Foi então que ele encontrou Simão, um pescador que mais tarde seria conhecido como Pedro. Jesus viu algo especial nele e decidiu chamá-lo para ser um de seus discípulos.
Simão ficou muito feliz com o convite e decidiu seguir Jesus. Logo em seguida, seu irmão André também se juntou ao grupo. Jesus então encontrou Tiago e João, dois irmãos que também eram pescadores. Eles também foram convidados a se tornarem discípulos de Jesus e aceitaram prontamente.
Outros dois homens que foram escolhidos por Jesus foram Filipe e Bartolomeu. Filipe era de Betsaida, a mesma cidade de Simão e André, enquanto Bartolomeu era de Caná, na Galileia. Ambos eram homens simples, mas tinham um grande coração e estavam dispostos a seguir Jesus.
Juntos, esses homens formaram o grupo inicial de discípulos de Jesus. Eles viajaram com ele por toda a região, ouvindo suas palavras e testemunhando seus milagres. Eles também ajudaram a espalhar a mensagem de Jesus para outras pessoas, convidando-as a se juntarem a eles na jornada.
A escolha desses homens foi muito importante para a missão de Jesus na Terra. Eles se tornaram seus amigos mais próximos e seus seguidores mais fiéis. Eles também foram responsáveis por espalhar a mensagem de Jesus após sua morte e ressurreição, ajudando a estabelecer a Igreja primitiva.
Hoje, a história desses homens continua a inspirar muitas pessoas em todo o mundo. Eles são um exemplo de como a fé e a devoção podem mudar vidas e transformar o mundo. Eles também nos lembram que, mesmo em tempos difíceis, podemos encontrar esperança e força em Jesus Cristo.
Versões
Simão, a quem acrescentou o nome de Pedro, e André, seu irmão; Tiago e João; Filipe e Bartolomeu;
Simão, em quem pôs o nome de Pedro, e o seu irmão André; Tiago e João; Filipe e Bartolomeu;