Lucas 3:18

18

E com muitas outras palavras João exortava o povo e lhe pregava as boas novas.

Lucas 3:18

Significado de Lucas 3:18

João se refere a João Batista, um pregador e profeta que preparou o caminho para Jesus Cristo.

Exortar significa encorajar ou aconselhar alguém a fazer algo. João estava incentivando as pessoas a se arrependerem de seus pecados e se voltarem para Deus.

As boas novas se referem ao evangelho de Jesus Cristo, que traz a salvação e a vida eterna para aqueles que creem nele.

Muitas pessoas na época de João estavam vivendo em pecado e afastadas de Deus. João queria que eles se arrependessem e se voltassem para Deus antes que fosse tarde demais.

João pregava com palavras poderosas e impactantes, usando imagens vívidas e linguagem forte para chamar a atenção das pessoas.

João pregava para todas as pessoas que o ouviam, mas ele era especialmente direcionado aos judeus que estavam esperando a chegada do Messias.

João é considerado um profeta porque ele recebeu uma mensagem de Deus para compartilhar com o povo, e suas palavras se cumpriram quando Jesus Cristo chegou.

As palavras de João nos lembram da importância do arrependimento e da necessidade de nos voltarmos para Deus em todas as áreas de nossas vidas.

Podemos aprender a ser corajosos em nossa pregação e a usar palavras poderosas para chamar a atenção das pessoas para a mensagem do evangelho.

Podemos aplicar as lições da pregação de João em nossas vidas hoje, sendo fiéis em compartilhar a mensagem do evangelho com os outros e buscando viver uma vida de arrependimento e obediência a Deus.

Explicação de Lucas 3:18

A Exortação de João Batista ao Povo e as Boas Novas

Lucas 3:18 é um versículo que faz parte do relato bíblico sobre a pregação de João Batista, um profeta que viveu no tempo de Jesus Cristo. Nesse trecho, Lucas descreve como João exortava o povo e lhe pregava as boas novas, ou seja, anunciava a chegada do Reino de Deus e a necessidade de arrependimento e mudança de vida.

A história começa com João Batista pregando no deserto da Judeia, chamando as pessoas para se arrependerem de seus pecados e se prepararem para a vinda do Messias. Ele batizava aqueles que se arrependiam e confessavam seus pecados, simbolizando a purificação e a renovação espiritual.

Muitas pessoas foram atraídas pela mensagem de João, incluindo fariseus e saduceus, líderes religiosos que questionavam sua autoridade e sua mensagem. João, porém, os repreendeu duramente, chamando-os de "raça de víboras" e alertando-os para que não confiassem em sua descendência ou em sua posição social, mas sim em sua relação com Deus.

Além disso, João anunciava a chegada de alguém que era mais poderoso do que ele, que batizaria com o Espírito Santo e com fogo. Esse alguém era Jesus Cristo, o Filho de Deus, que João reconheceu como o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo.

Assim, João continuou a pregar e a exortar o povo, anunciando a chegada do Reino de Deus e a necessidade de arrependimento e mudança de vida. Ele enfatizava a importância da justiça e da generosidade, a necessidade de perdoar e de amar o próximo como a si mesmo.

Lucas 3:18 resume essa mensagem de exortação e de boas novas, mostrando como João Batista não se cansava de pregar e de anunciar a chegada do Messias. Seu ministério foi curto, mas intenso, e sua mensagem ecoou através dos séculos, inspirando muitos a buscar a Deus e a viver de acordo com seus valores e princípios.

Versões

Bíblia NAA
18

E assim, com muitas outras exortações, João anunciava o evangelho ao povo.

Bíblia NTLH
18

João anunciava de muitas maneiras diferentes a boa notícia ao povo e apelava a eles para que mudassem de vida.