Lucas 24:46

46

E lhes disse: "Está escrito que o Cristo haveria de sofrer e ressuscitar dos mortos no terceiro dia,

Lucas 24:46

Significado de Lucas 24:46

A passagem bíblica Lucas 24:46 diz: "E lhes disse 'Está escrito que o Cristo haveria de sofrer e ressuscitar dos mortos no terceiro dia,'".

Essa frase foi dita por Jesus Cristo aos seus discípulos.

"Cristo" é uma palavra grega que significa "ungido" e é usada para se referir a Jesus como o Messias prometido no Antigo Testamento.

"Ressuscitar dos mortos" significa voltar à vida após a morte.

O Cristo precisava sofrer para cumprir as profecias do Antigo Testamento e para pagar pelos pecados da humanidade.

O terceiro dia mencionado na passagem é o terceiro dia após a morte do Cristo.

No terceiro dia após a morte do Cristo, ele ressuscitou dos mortos.

A ressurreição do Cristo é importante porque prova que ele é o Filho de Deus e que tem poder sobre a morte.

A ressurreição do Cristo dá aos cristãos a esperança da vida eterna e a certeza de que seus pecados foram perdoados.

Essa passagem bíblica nos ensina que Deus é fiel às suas promessas e que ele tem poder sobre a morte.

Explicação de Lucas 24:46

A profecia da ressurreição de Cristo após sua morte

Após a morte de Jesus na cruz, seus discípulos ficaram desolados e sem esperança. Eles haviam acreditado que Jesus era o Messias que viria para libertar o povo judeu da opressão romana, mas agora ele estava morto. Porém, no terceiro dia após sua morte, algumas mulheres foram ao túmulo de Jesus e encontraram-no vazio. Logo depois, Jesus apareceu a seus discípulos, mostrando-lhes suas mãos e pés feridos e comendo com eles para provar que era real.

Foi nesse momento que Jesus lhes disse a frase que se tornaria uma das mais conhecidas referências bíblicas: "Está escrito que o Cristo haveria de sofrer e ressuscitar dos mortos no terceiro dia". Essa frase se refere à profecia que havia sido feita no Antigo Testamento, em que se previa que o Messias sofreria e morreria, mas ressuscitaria no terceiro dia. Jesus estava mostrando aos seus discípulos que ele era o cumprimento dessa profecia e que sua morte e ressurreição eram parte do plano de Deus para a salvação da humanidade.

Essa profecia pode ser encontrada em vários lugares do Antigo Testamento, como em Isaías 53:5-6, que diz: "Mas ele foi ferido por causa das nossas transgressões, e moído por causa das nossas iniquidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados. Todos nós andávamos desgarrados como ovelhas; cada um se desviava pelo seu caminho; mas o Senhor fez cair sobre ele a iniquidade de todos nós". Essa passagem descreve o sofrimento que o Messias teria que suportar para pagar pelos pecados da humanidade.

Outra passagem que se refere à ressurreição do Messias é Salmo 16:10, que diz: "Pois não deixarás a minha alma na morte, nem permitirás que o teu Santo veja corrupção". Essa passagem mostra que o Messias não ficaria morto para sempre, mas ressuscitaria para a vida eterna.

Ao citar essa profecia aos seus discípulos, Jesus estava mostrando-lhes que sua morte não era o fim, mas o começo de algo muito maior. Sua ressurreição era a prova de que ele era o Messias prometido, e que seu sacrifício havia sido aceito por Deus como pagamento pelos pecados da humanidade. Essa frase se tornou um símbolo da esperança que os cristãos têm em Jesus, e é lembrada todos os anos na celebração da Páscoa.

Versões

Bíblia NAA
46

E disse-lhes: — Assim está escrito que o Cristo tinha de sofrer,ressuscitar dentre os mortos no terceiro dia,

Bíblia NTLH
46

e disse: — O que está escrito é que o Messias tinha de sofrer e no terceiro dia ressuscitar.