Lucas 22:19
Tomando o pão, deu graças, partiu-o e o deu aos discípulos, dizendo: "Isto é o meu corpo dado em favor de vocês; façam isto em memória de mim".
Significado de Lucas 22:19
Jesus estava partindo o pão para compartilhar com seus discípulos.
Os discípulos estavam presentes quando Jesus disse isso.
Jesus estava se referindo ao seu sacrifício na cruz, onde seu corpo seria dado em favor da salvação da humanidade.
Jesus pediu para os discípulos fazerem isso em memória dele para que eles se lembrassem do seu sacrifício e da importância da comunhão entre os seguidores de Cristo.
O pão é um símbolo do corpo de Cristo, que foi dado em sacrifício pelos pecados da humanidade.
Diferentes denominações cristãs interpretam essa passagem de maneiras diferentes, mas todas reconhecem a importância da Eucaristia como um sacramento central da fé cristã.
Essa passagem é frequentemente relacionada com a Eucaristia, onde o pão e o vinho são consagrados e considerados o corpo e o sangue de Cristo.
Essa passagem é importante porque ela nos lembra do sacrifício de Jesus e da importância da comunhão entre os seguidores de Cristo.
Essa passagem é relacionada com a morte e ressurreição de Jesus porque ela antecipa o sacrifício que Jesus faria na cruz e a vitória que ele alcançaria sobre a morte.
Essa passagem é relacionada com o amor e sacrifício de Jesus pelos seus seguidores porque ela mostra que Jesus estava disposto a dar sua vida por eles e que ele queria que eles se lembrassem desse sacrifício em comunhão uns com os outros.
Explicação de Lucas 22:19
A história por trás da frase que simboliza a comunhão cristã
A cena é conhecida por muitos: Jesus sentado à mesa com seus discípulos, partindo o pão e oferecendo-o como símbolo de seu corpo. Essa passagem bíblica, registrada no livro de Lucas, é uma das mais importantes para os cristãos, pois representa o momento em que Jesus instituiu a celebração da Eucaristia, também conhecida como Santa Ceia.
Segundo a tradição cristã, a última ceia de Jesus com seus discípulos aconteceu na noite em que ele seria traído e entregue às autoridades romanas. Durante o jantar, Jesus tomou o pão, deu graças a Deus, partiu-o e ofereceu aos discípulos, dizendo que aquele era seu corpo dado em favor deles. Em seguida, tomou o cálice com vinho, agradeceu novamente e ofereceu aos discípulos, dizendo que aquele era o sangue da nova aliança, derramado por muitos em favor do perdão dos pecados.
Essa cena é relembrada pelos cristãos até hoje, por meio da celebração da Eucaristia, que consiste na consagração do pão e do vinho, que se tornam o corpo e o sangue de Cristo. Durante a missa, os fiéis comungam o pão e o vinho, como forma de se unirem a Jesus e receberem sua graça e salvação.
Além disso, a frase dita por Jesus na última ceia - "façam isso em memória de mim" - é um convite para que os cristãos não se esqueçam do sacrifício de Jesus em favor da humanidade, e procurem seguir seus ensinamentos e exemplo de amor e serviço ao próximo.
Assim, a referência bíblica de Lucas 22:19 é um símbolo da comunhão entre os cristãos e com Jesus, e uma lembrança constante do amor e da misericórdia de Deus para com a humanidade.
Versões
E, pegando um pão, tendo dado graças, o partiu e lhes deu, dizendo: — Isto é o meu corpo, que é dado por vocês; façam isto em memória de mim.
Depois pegou o pão e deu graças a Deus. Em seguida partiu o pão e o deu aos apóstolos, dizendo: — Isto é o meu corpo que é entregue em favor de vocês. Façam isto em memória de mim.