Lucas 20:20
Pondo-se a vigiá-lo, eles mandaram espiões, que se fingiam justos, para apanhar Jesus em alguma coisa que ele dissesse, de forma que o pudessem entregar ao poder e à autoridade do governador.
Significado de Lucas 20:20
Os líderes religiosos estavam vigiando Jesus.
Eles queriam encontrar alguma coisa que pudesse ser usada contra Jesus.
Os espiões eram pessoas que foram enviadas pelos líderes religiosos.
O objetivo dos espiões era encontrar algo que pudesse ser usado contra Jesus.
Os espiões se fingiam justos para não levantar suspeitas.
O governador tinha o poder de executar pessoas.
Eles queriam entregar Jesus ao governador porque queriam que ele fosse executado.
A intenção dos que vigiavam Jesus era encontrar uma maneira de acusá-lo.
Jesus não se deixou intimidar e continuou a pregar a verdade.
Podemos aprender que devemos sempre estar vigilantes e não devemos nos deixar levar pelas intenções maliciosas dos outros.
Explicação de Lucas 20:20
A trama dos espiões que tentaram pegar Jesus em suas palavras
Em um dia ensolarado, Jesus estava pregando para uma grande multidão que o seguia por onde quer que fosse. Mas nem todos estavam felizes com sua mensagem de amor e compaixão. Um grupo de líderes religiosos, que se sentiam ameaçados pela popularidade de Jesus, decidiu que era hora de agir.
Eles se reuniram em segredo e traçaram um plano para pegar Jesus em suas palavras e, assim, ter uma desculpa para entregá-lo às autoridades romanas. Para isso, enviaram alguns espiões disfarçados de pessoas justas para se infiltrarem na multidão e fazerem perguntas a Jesus.
Os espiões se aproximaram de Jesus com sorrisos falsos e cumprimentos educados, mas seus corações estavam cheios de malícia. Eles tentaram enganar Jesus com perguntas traiçoeiras, como "é certo pagar impostos a César ou não?" e "se uma mulher se casar sete vezes, de quem ela será esposa na ressurreição?".
Mas Jesus, que conhecia seus corações e sabia de suas intenções, não caiu em suas armadilhas. Ele respondeu com sabedoria e amor, mostrando que não estava ali para se envolver em jogos políticos ou religiosos.
Os espiões ficaram frustrados e desapontados, pois seu plano havia falhado. Eles não conseguiram encontrar nenhuma falha nas palavras de Jesus e, assim, não tinham nada para acusá-lo.
Mas os líderes religiosos não desistiram. Eles continuaram a conspirar contra Jesus, até que finalmente conseguiram prendê-lo e levá-lo diante do governador romano, acusando-o de blasfêmia e sedição.
No entanto, mesmo diante da ameaça de morte, Jesus permaneceu firme em sua mensagem de amor e perdão. Ele não se curvou diante da pressão dos líderes religiosos ou das autoridades romanas, mas manteve sua fé inabalável em Deus e em sua missão de salvar a humanidade.
Assim, a história dos espiões que tentaram pegar Jesus em suas palavras é uma lição de que o amor e a verdade sempre prevalecem sobre a mentira e a malícia. E que, mesmo diante das maiores adversidades, podemos encontrar força e coragem em nossa fé e em nossa confiança em Deus.
Versões
Eles passaram a vigiar Jesus. Enviaram espiões que se fingiam de justos para ver se o apanhavam em alguma palavra, a fim de entregá-lo à jurisdição e à autoridade do governador.
Então começaram a vigiar Jesus. Pagaram alguns homens para fazerem perguntas a ele. Eles deviam fingir que eram sinceros e procurar conseguir alguma prova contra Jesus. Assim os mestres da Lei e os chefes dos sacerdotes teriam uma desculpa para o prender e entregar nas mãos do Governador romano.