Lucas 2:26

26

Fora-lhe revelado pelo Espírito Santo que ele não morreria antes de ver o Cristo do Senhor.

Lucas 2:26

Significado de Lucas 2:26

O "ele" mencionado no versículo é um homem chamado Simeão.

"Cristo do Senhor" se refere ao Messias, o Salvador prometido por Deus ao povo de Israel.

Não sabemos exatamente como o Espírito Santo revelou isso a Simeão, mas podemos assumir que foi por meio de uma visão, sonho ou uma mensagem direta.

Essa revelação foi dada a Simeão como uma bênção especial por sua devoção a Deus e sua espera pelo Messias.

Simeão sabia que a revelação era verdadeira porque ele tinha fé em Deus e confiava no Espírito Santo.

Simeão precisava ver o Cristo do Senhor antes de morrer porque isso era uma promessa que Deus havia feito a ele e ele acreditava que seria cumprida.

Simeão reconheceu o Cristo do Senhor quando o viu porque o Espírito Santo o guiou e revelou a ele quem era o bebê que estava sendo apresentado no templo.

Depois que ele viu o Cristo do Senhor, Simeão louvou a Deus e profetizou sobre o futuro de Jesus e seu papel na salvação do mundo.

Esse versículo é importante porque mostra que Deus cumpre suas promessas e que Jesus é o Messias esperado há muito tempo pelo povo de Israel.

Podemos aplicar essa passagem em nossas vidas hoje lembrando que Deus cumpre suas promessas e que devemos confiar nele em todas as circunstâncias. Também podemos ser encorajados a esperar pacientemente pelo cumprimento de suas promessas em nossas próprias vidas.

Explicação de Lucas 2:26

A Profecia Revelada: A História do Homem que Viu o Cristo

Há muito tempo, em uma terra distante, vivia um homem chamado Simeão. Ele era um homem justo e temente a Deus, que esperava ansiosamente pela vinda do Messias prometido. Um dia, o Espírito Santo lhe revelou que ele não morreria antes de ver o Cristo do Senhor.

Simeão esperou pacientemente, dia após dia, ano após ano. Ele frequentava o templo todos os dias, esperando pelo cumprimento da profecia. E então, um dia, ele viu um casal trazendo um bebê para ser apresentado a Deus. O bebê era Jesus, o tão esperado Messias.

Simeão correu para encontrá-los e, ao segurar o bebê em seus braços, ele soube que havia visto o cumprimento da profecia. Ele louvou a Deus e disse: "Agora, Senhor, podes despedir em paz o teu servo, segundo a tua palavra; porque os meus olhos já viram a tua salvação".

A profecia de Simeão foi cumprida e ele pôde partir em paz, sabendo que havia visto o Salvador do mundo. Mas essa não foi a única profecia cumprida naquele dia. Uma mulher chamada Ana, que também frequentava o templo todos os dias, viu o bebê e começou a louvar a Deus, dizendo que ele era o redentor de Israel.

Essa história nos ensina que Deus cumpre suas promessas e que podemos confiar nele. Simeão esperou a vida toda para ver o cumprimento da profecia, mas ele nunca perdeu a esperança. Ele sabia que Deus era fiel e que cumpriria sua palavra.

Assim como Simeão, também podemos confiar em Deus e esperar pacientemente por suas promessas. Ele pode não agir no nosso tempo, mas sempre age no tempo certo. E quando suas promessas se cumprem, podemos louvá-lo e glorificá-lo, assim como Simeão e Ana fizeram quando viram o Salvador do mundo.

Versões

Bíblia NAA
26

Ele tinha recebido uma revelação do Espírito Santo de que não morreria antes de ver o Cristo do Senhor.

Bíblia NTLH
26

e o próprio Espírito lhe tinha prometido que, antes de morrer, ele iria ver o Messias enviado pelo Senhor.