Lucas 2:17
Depois de o verem, contaram a todos o que lhes fora dito a respeito daquele menino,
Significado de Lucas 2:17
Os pastores que estavam nos campos próximos a Belém viram o menino mencionado em Lucas 2:17.
Os anjos haviam anunciado o nascimento do Salvador, que era o próprio Jesus Cristo.
Os pastores que viram o menino foram os que contaram a todos sobre o que lhes foi dito a respeito dele.
As pessoas contaram a todos sobre o menino porque ficaram maravilhadas com o que viram e ouviram.
O verbo "contaram" indica que as pessoas estavam compartilhando a mensagem que receberam, cumprindo assim sua missão de testemunhar sobre Jesus.
O termo "menino" se refere a Jesus, que nasceu como um bebê humano em Belém.
Lucas 2:17 foi escrito durante o período do Império Romano, quando a Palestina era uma província romana.
Lucas 2:17 está relacionado ao nascimento de Jesus, pois é a primeira vez que as pessoas ouvem falar dele após seu nascimento.
O significado teológico de Lucas 2:17 é que Jesus é o Salvador prometido por Deus, que veio ao mundo para salvar a humanidade do pecado e da morte.
Podemos aplicar Lucas 2:17 em nossas vidas hoje, compartilhando a mensagem do evangelho com outras pessoas e testemunhando sobre Jesus, assim como os pastores fizeram.
Explicação de Lucas 2:17
A História do Testemunho do Nascimento de Jesus
Quando o anjo anunciou aos pastores o nascimento de Jesus, eles foram imediatamente procurá-lo. Chegando lá, encontraram Maria, José e o recém-nascido em uma manjedoura. Ficaram maravilhados com o que viram e sentiram que precisavam contar a todos sobre aquele menino especial.
Os pastores não eram pessoas importantes na sociedade da época. Eram simples trabalhadores que cuidavam de ovelhas. Mas Deus escolheu revelar o nascimento de Jesus a eles primeiro. Eles foram os primeiros a testemunhar o cumprimento das profecias sobre o Messias.
Ao verem Jesus, os pastores ficaram tão emocionados que não puderam conter sua alegria. Eles contaram a todos que encontraram pelo caminho sobre o que haviam visto e ouvido. Falaram sobre o anjo que apareceu a eles e sobre a mensagem de paz e salvação que receberam.
As pessoas que ouviram o testemunho dos pastores ficaram intrigadas. Alguns duvidaram, outros se perguntaram o que aquilo significava. Mas os pastores não se importaram com o que os outros pensavam. Eles sabiam que tinham visto algo extraordinário e precisavam compartilhar isso com o mundo.
O testemunho dos pastores se espalhou rapidamente pela região. As pessoas começaram a comentar sobre o nascimento de Jesus e a se perguntar o que isso significava para elas. Muitos foram até Belém para ver o menino com seus próprios olhos.
O testemunho dos pastores foi um dos primeiros passos na divulgação do evangelho. Eles foram escolhidos por Deus para serem os primeiros a anunciar a boa nova da salvação. Eles não tinham nada a ganhar com isso, apenas a alegria de compartilhar a mensagem que haviam recebido.
Hoje, nós também somos chamados a testemunhar sobre Jesus. Não precisamos ter uma posição de destaque na sociedade ou sermos pessoas importantes. Basta termos um coração sincero e disposto a compartilhar a mensagem de amor e salvação que recebemos. Assim como os pastores, podemos contar a todos o que sabemos sobre Jesus e deixar que o Espírito Santo faça o resto.
Versões
E, vendo isso, divulgaram o que lhes tinha sido dito a respeito deste menino.
Então contaram o que os anjos tinham dito a respeito dele.