Lucas 19:15
"Contudo, foi feito rei e voltou. Então mandou chamar os servos a quem dera o dinheiro, a fim de saber quanto tinham lucrado.
Significado de Lucas 19:15
O rei mencionado na passagem bíblica é Jesus.
Jesus voltou depois de ter sido feito rei.
Os servos que Jesus chamou eram aqueles a quem ele tinha dado dinheiro.
Jesus queria saber quanto seus servos tinham lucrado com o dinheiro que ele lhes deu.
O propósito do dinheiro era para que os servos o investissem e o fizessem crescer.
Os servos atenderam ao chamado do rei.
Os servos que lucraram com o dinheiro foram recompensados pelo rei.
Os servos que não lucraram foram repreendidos pelo rei.
O rei elogiou e recompensou os servos que lucraram.
A mensagem principal da passagem bíblica é sobre a responsabilidade que temos em usar bem os recursos que Deus nos dá e a importância de sermos fiéis em tudo o que fazemos.
Explicação de Lucas 19:15
A história do servo que lucrou para o seu senhor
Era uma vez um homem rico que precisava viajar para uma terra distante. Antes de partir, ele chamou dez dos seus servos e entregou a cada um uma quantia de dinheiro, pedindo que eles fizessem bom uso do que lhes foi dado. O homem disse que, quando voltasse, queria saber quanto cada um tinha lucrado com o dinheiro que lhes foi dado.
Passaram-se muitos dias e o homem rico finalmente voltou. Ele chamou os seus dez servos e pediu que eles lhe contassem o que tinham feito com o dinheiro. O primeiro servo disse que tinha dobrado a quantia, ganhando assim o dobro do que lhe foi dado. O segundo servo disse que tinha feito o mesmo, dobrando a quantia. O terceiro servo disse que tinha triplicado a quantia, ganhando três vezes mais do que lhe foi dado.
O homem rico ficou muito satisfeito com esses três servos e os elogiou por terem sido bons administradores do dinheiro que lhes foi dado. Mas, quando chegou a vez do quarto servo, ele disse: "Senhor, eu sabia que o senhor é um homem duro, que colhe onde não plantou e junta onde não semeou. Por isso, tive medo e escondi o seu dinheiro na terra. Aqui está o que é seu".
O homem rico ficou muito irritado com esse servo e disse: "Se você sabia que eu sou um homem duro, por que não depositou meu dinheiro no banco? Assim, quando eu voltasse, eu teria recebido o meu dinheiro de volta com juros". E, virando-se para os outros servos, ele disse: "Tirem o dinheiro desse servo preguiçoso e deem para aquele que lucrou mais".
E assim foi feito. O servo preguiçoso perdeu o dinheiro que lhe foi dado e o homem rico deu a quantia para aquele que tinha lucrado mais. E, para finalizar, o homem rico disse: "A quem tem, mais será dado, mas a quem não tem, até o que tem lhe será tirado".
Essa história, contada no livro de Lucas, é uma parábola que Jesus usou para ensinar sobre a importância de sermos bons administradores do que nos é dado. Ela nos lembra que Deus nos deu talentos e recursos para serem usados para a Sua glória e que devemos ser fiéis em usá-los para o Seu Reino. Além disso, a história nos ensina que devemos ter coragem e não ter medo de arriscar, pois aqueles que são fiéis em pouco serão recompensados com muito.
Versões
— Quando ele voltou, depois de ter tomado posse do reino, mandou chamar os servos a quem tinha dado o dinheiro, a fim de saber quanto tinham conseguido ganhar em seus negócios.
— O homem foi feito rei e voltou para casa. Aí mandou chamar os empregados a quem tinha dado o dinheiro, para saber quanto haviam conseguido ganhar.