Lucas 18:39

39

Os que iam adiante o repreendiam para que ficasse quieto, mas ele gritava ainda mais: "Filho de Davi, tem misericórdia de mim! "

Lucas 18:39

Significado de Lucas 18:39

O "ele" que está gritando é um homem cego que estava sentado à beira do caminho.

As pessoas estavam repreendendo o homem porque achavam que ele estava fazendo muito barulho e incomodando a todos.

"Filho de Davi" era um título usado para se referir ao Messias, que era esperado como um descendente do rei Davi.

O homem estava pedindo misericórdia porque ele estava cego e precisava da ajuda de Jesus para ser curado.

O contexto dessa passagem é a jornada de Jesus para Jerusalém, onde ele seria crucificado. Ele estava passando por Jericó e muitas pessoas o seguiam.

Podemos aprender com a atitude do homem que devemos ter fé em Jesus e pedir ajuda a ele, mesmo quando as pessoas ao nosso redor nos desencorajam.

Essa passagem se relaciona com outras histórias na Bíblia que mostram Jesus curando pessoas cegas e outras com deficiências físicas.

A mensagem principal dessa passagem é que Jesus é capaz de curar e salvar aqueles que pedem sua ajuda com fé.

Podemos aplicar essa mensagem em nossas vidas pedindo ajuda a Jesus em todas as situações e mantendo nossa fé nele, mesmo quando as pessoas ao nosso redor nos desencorajam.

Essa passagem nos mostra que nossa relação com Deus é baseada em fé e confiança em sua misericórdia e poder.

Explicação de Lucas 18:39

A perseverança do homem cego que clamou por misericórdia

Um homem cego, sentado à beira do caminho, ouviu falar de Jesus e de seus milagres. Ele sabia que o Filho de Davi estava passando por ali e, mesmo sem enxergar, começou a gritar: "Tem misericórdia de mim!".

Os que estavam próximos ao homem, tentando acompanhá-los, pediram que ele ficasse quieto e não incomodasse Jesus. Mas o cego não se calou, pelo contrário, gritou ainda mais alto: "Filho de Davi, tem misericórdia de mim!".

Jesus, que estava acompanhado de uma multidão, ouviu o clamor do homem e ordenou que o trouxessem até ele. Quando o cego se aproximou, Jesus perguntou-lhe o que queria que fosse feito por ele. O homem respondeu: "Senhor, que eu possa ver novamente".

Jesus, então, tocou nos olhos do homem e disse: "Que a sua fé o cure". E imediatamente o homem recuperou a visão e começou a seguir Jesus, glorificando a Deus.

Essa passagem bíblica é um exemplo de perseverança e fé. Mesmo diante das dificuldades e das tentativas de calá-lo, o homem cego não desistiu de clamar por misericórdia e de buscar a cura. E Jesus, que sempre se compadece dos que sofrem, atendeu ao seu pedido e lhe concedeu a cura.

Além disso, a história também nos ensina sobre a importância da fé e da confiança em Deus. O homem cego acreditava que Jesus poderia curá-lo e não hesitou em pedir ajuda. E Jesus, ao ver a sua fé, realizou o milagre.

Portanto, a história da referência bíblica Lucas 18:39 nos inspira a perseverar em nossas orações e a confiar em Deus, mesmo diante das adversidades. Pois, assim como o homem cego, podemos ser agraciados com a misericórdia divina e receber a cura para as nossas enfermidades.

Versões

Bíblia NAA
39

E os que iam na frente o repreendiam para que se calasse. Mas ele gritava cada vez mais: — Filho de Davi, tenha compaixão de mim!

Bíblia NTLH
39

As pessoas que iam na frente o repreenderam e mandaram que ele calasse a boca. Mas ele gritava ainda mais: — Filho de Davi, tenha pena de mim!