Lucas 16:30
" ‘Não, pai Abraão’, disse ele, ‘mas se alguém dentre os mortos fosse até eles, eles se arrependeriam’.
Significado de Lucas 16:30
O personagem que fala com Abraão é um homem rico que está no inferno.
O contexto da conversa é a história do homem rico e Lázaro, que Jesus conta em Lucas 16:19-31.
O personagem está tentando convencer Abraão a enviar Lázaro de volta à terra para avisar seus irmãos sobre o inferno e a necessidade de se arrependerem.
O personagem acredita que os vivos não se arrependem porque não ouvem os profetas e não acreditam em milagres.
O personagem acredita que se alguém dentre os mortos fosse até eles, eles se arrependeriam.
O personagem menciona os mortos para enfatizar a gravidade da situação e a necessidade de arrependimento.
A mensagem principal desta passagem bíblica é a importância do arrependimento e da escuta dos profetas.
Abraão é importante nesta passagem bíblica porque ele representa a esperança de salvação para aqueles que creem em Deus.
Esta passagem bíblica se relaciona com outras histórias e ensinamentos bíblicos que enfatizam a necessidade de arrependimento e obediência a Deus.
Podemos aplicar esta passagem bíblica em nossas vidas hoje, lembrando-nos da importância do arrependimento e da escuta dos profetas de Deus.
Explicação de Lucas 16:30
A história do homem que queria alertar seus irmãos sobre o inferno
Era uma vez um homem rico que não se importava com os pobres e vivia em luxo e ostentação. Certo dia, ele morreu e foi para o inferno. Lá, ele sofria muito e pedia ajuda ao patriarca Abraão, que estava no paraíso. O homem pediu para que Abraão mandasse um mensageiro para alertar seus irmãos sobre o inferno e pedir que eles se arrependessem de seus pecados. Abraão respondeu que os irmãos já tinham a lei e os profetas para guiá-los e que, se não acreditavam neles, também não acreditariam em um mensageiro que voltasse dos mortos.
O homem insistiu, dizendo que se alguém voltasse dos mortos, seus irmãos se arrependeriam. Mas Abraão respondeu que, se eles não acreditavam na palavra de Deus, também não acreditariam em um milagre.
Essa história é contada no livro de Lucas, no capítulo 16, versículo 30. Ela nos mostra que a fé não vem de sinais e milagres, mas da Palavra de Deus. É importante que acreditemos na Bíblia e sigamos seus ensinamentos para não acabarmos como o homem rico, sofrendo no inferno.
Versões
Mas ele insistiu: "Não, pai Abraão; se alguém dentre os mortos for até lá, eles irão se arrepender."
— “Só isso não basta, Pai Abraão!”, respondeu o rico. “Porém, se alguém ressuscitar e for falar com eles, aí eles se arrependerão dos seus pecados.”