Lucas 15:1
Todos os publicanos e "pecadores" estavam se reunindo para ouvi-lo.
Significado de Lucas 15:1
Os publicanos eram coletores de impostos que trabalhavam para o Império Romano.
Os publicanos eram considerados pecadores porque muitos deles cobravam mais impostos do que o necessário e enriqueciam às custas do povo.
Os pecadores estavam se reunindo para ouvir Jesus porque ele pregava uma mensagem de amor e perdão, que era diferente da mensagem dos líderes religiosos da época.
Jesus pregava que todos os pecadores poderiam se arrepender e receber o perdão de Deus.
Os fariseus reagiam negativamente à presença de Jesus entre os pecadores, pois consideravam que ele estava se misturando com pessoas impuras.
Jesus tinha uma atitude de amor e compaixão em relação aos pecadores, e se aproximava deles para mostrar que Deus os amava.
A parábola do filho pródigo mostra que Deus está sempre disposto a perdoar aqueles que se arrependem e voltam para ele.
A presença de Jesus entre os pecadores era importante porque mostrava que Deus se importava com todas as pessoas, independentemente de sua condição social ou moral.
A presença de Jesus entre os pecadores foi vista como uma ameaça pelos líderes religiosos da época, mas também trouxe esperança e transformação para muitas pessoas.
A mensagem que podemos extrair dessa passagem bíblica é que Deus ama a todos e está sempre disposto a perdoar aqueles que se arrependem e voltam para ele.
Explicação de Lucas 15:1
A Reunião dos Excluídos: A História por Trás de Lucas 15:1
Lucas 15:1 é um dos versículos mais conhecidos da Bíblia, mas poucos conhecem a história por trás dele. Na época em que Jesus andava pela Terra, os publicanos eram coletores de impostos que trabalhavam para o Império Romano e eram considerados traidores pelos judeus. Já os "pecadores" eram pessoas que não seguiam as leis religiosas judaicas e eram excluídas da sociedade. Por isso, a reunião desses dois grupos era vista como algo inapropriado e até mesmo perigoso.
Foi nesse contexto que Jesus se tornou conhecido por se aproximar dos excluídos e acolhê-los. Em Lucas 15:1, vemos que "todos os publicanos e 'pecadores' estavam se reunindo para ouvi-lo". Eles queriam ouvir o que Jesus tinha a dizer e sentiam-se acolhidos por ele. Isso incomodava os fariseus e os escribas, que eram líderes religiosos e viam Jesus como uma ameaça.
Mas Jesus não se importava com as críticas. Ele sabia que sua missão era acolher os excluídos e mostrar-lhes o amor de Deus. Foi por isso que ele contou a parábola da ovelha perdida, do dracma perdido e do filho pródigo. Em todas essas histórias, Jesus mostrou que Deus ama a todos, inclusive aqueles que são considerados "pecadores" pela sociedade.
Essa mensagem de amor e acolhimento continua sendo relevante até hoje. Ainda existem pessoas que são excluídas pela sociedade por causa de sua raça, gênero, orientação sexual, religião ou condição social. Mas Jesus nos ensina que todos são amados por Deus e merecem ser acolhidos em sua casa.
Por isso, podemos aprender muito com a história por trás de Lucas 15:1. Ela nos ensina a importância de acolher os excluídos e mostrar-lhes o amor de Deus. E nos lembra que, mesmo quando somos criticados por isso, devemos seguir o exemplo de Jesus e continuar a amar e acolher a todos.
Versões
Aproximavam-se de Jesus todos os publicanos e pecadores para o ouvir.
Certa ocasião, muitos cobradores de impostos e outras pessoas de má fama chegaram perto de Jesus para o ouvir.