Lucas 14:5
Então ele lhes perguntou: "Se um de vocês tiver um filho ou um boi, e este cair num poço no dia de sábado, não irá tirá-lo imediatamente? "
Significado de Lucas 14:5
Jesus fez essa pergunta.
Jesus estava em uma casa de fariseus para jantar no sábado.
Os fariseus eram muito rigorosos em relação à lei do sábado e questionavam Jesus sobre suas ações nesse dia.
Significa que não se deve esperar até o fim do sábado para tirar o filho ou o boi do poço.
O filho e o boi eram bens valiosos para os judeus e representavam a necessidade de cuidar do que é importante.
A mensagem principal é que a lei do amor e da compaixão deve ser colocada acima da lei do sábado.
Essa passagem se relaciona com outras passagens bíblicas que mostram que o sábado foi feito para o homem e não o homem para o sábado.
A lei do sábado era uma das leis mais importantes para os judeus e era vista como uma forma de demonstrar obediência a Deus.
Devemos priorizar o amor e a compaixão acima das regras e regulamentos.
Deus é um Deus de amor e compaixão, e ele deseja que seus filhos sejam tratados com amor e cuidado, mesmo no sábado.
Explicação de Lucas 14:5
A história da preocupação com a vida no sábado
Em um dia de sábado, um grupo de homens se reuniu para ouvir um ensinamento de Jesus. Enquanto ele falava, um homem que sofria de hidropisia apareceu diante deles. Jesus, então, perguntou aos fariseus e mestres da lei presentes: "É permitido curar no sábado ou não?". Eles ficaram em silêncio, sem saber o que responder.
Então, Jesus curou o homem e o mandou embora. Mas os líderes religiosos ficaram indignados com a atitude de Jesus, pois ele havia quebrado a lei do sábado. Foi então que Jesus lhes perguntou: "Se um de vocês tiver um filho ou um boi, e este cair num poço no dia de sábado, não irá tirá-lo imediatamente?".
Essa pergunta de Jesus foi uma crítica aos líderes religiosos que valorizavam mais a observância da lei do que a vida humana. Jesus mostrou que a preocupação com a vida deve estar acima de qualquer lei ou tradição.
Essa referência bíblica, Lucas 14:5, é um exemplo da postura de Jesus em relação à lei do sábado. Ele não a ignorava, mas a interpretava de forma diferente dos líderes religiosos da época. Para Jesus, a lei do sábado não deveria ser um fardo para as pessoas, mas sim uma oportunidade de descanso e de cuidado com o próximo.
Essa história é um lembrete para nós hoje em dia sobre a importância de valorizarmos a vida acima de qualquer lei ou tradição. Devemos ser sensíveis às necessidades das pessoas ao nosso redor e estar dispostos a ajudá-las, mesmo que isso signifique quebrar uma regra ou tradição. Afinal, a vida é o bem mais precioso que temos e devemos fazer tudo o que estiver ao nosso alcance para preservá-la.
Versões
A seguir, Jesus lhes perguntou: — Quem de vocês, se o filho ou o boi cair num poço, não irá tirá-lo imediatamente, mesmo em dia de sábado?
Aí disse: — Se um filho ou um boi de algum de vocês cair num poço, será que você não vai tirá-lo logo de lá, mesmo que isso aconteça num sábado?