Lucas 14:16
Jesus respondeu: "Certo homem estava preparando um grande banquete e convidou muitas pessoas.
Significado de Lucas 14:16
Um certo homem preparou o banquete.
O banquete era grande.
Muitas pessoas foram convidadas.
As pessoas recusaram o convite.
As pessoas convidadas recusaram o convite por diferentes motivos.
O homem mandou seus servos convidarem outras pessoas.
O homem disse aos seus servos para convidarem os pobres, os aleijados, os cegos e os coxos.
Os servos convidaram outras pessoas e encheram o banquete.
Muitas pessoas compareceram ao banquete.
Jesus quis transmitir a mensagem de que Deus convida a todos para o seu reino, mas muitos recusam o convite. Aqueles que aceitam o convite são abençoados.
Explicação de Lucas 14:16
O Banquete do Homem Generoso
Um homem rico e generoso decidiu preparar um grande banquete para seus amigos e familiares. Ele queria compartilhar sua riqueza e felicidade com aqueles que amava e admirava. Para isso, ele contratou os melhores cozinheiros, comprou os melhores ingredientes e preparou uma mesa farta e luxuosa.
Quando tudo estava pronto, o homem enviou convites para todos aqueles que ele queria convidar. Ele esperava que todos aceitassem seu convite e viessem compartilhar sua alegria. Mas, para sua surpresa, muitos dos convidados começaram a inventar desculpas para não comparecer. Alguns disseram que estavam ocupados com seus negócios, outros que estavam doentes e outros ainda que simplesmente não estavam interessados.
O homem ficou triste e desapontado com a falta de entusiasmo de seus convidados. Ele havia preparado tudo com tanto cuidado e amor, mas parecia que ninguém se importava. Então, ele decidiu abrir seu coração para um amigo sábio e perguntou o que deveria fazer.
Foi então que o amigo lhe contou a história de um homem muito especial, que também havia preparado um banquete e convidado muitas pessoas. Esse homem era Jesus, e ele havia convidado a todos para compartilhar sua mensagem de amor e salvação. Mas muitos dos convidados não estavam interessados, e preferiram seguir seus próprios caminhos.
Jesus não desistiu, no entanto. Ele continuou a convidar a todos, ricos e pobres, sábios e tolos, para se juntarem a ele em sua mesa. E aqueles que aceitaram seu convite foram abençoados com uma vida plena e feliz, cheia de amor e paz.
O homem rico entendeu a mensagem de seu amigo, e decidiu seguir o exemplo de Jesus. Ele abriu as portas de sua casa para todos aqueles que quisessem compartilhar sua alegria e generosidade. E aqueles que aceitaram seu convite foram abençoados com uma experiência inesquecível de amor e amizade.
Assim como Jesus, o homem generoso entendeu que o verdadeiro significado da vida está em compartilhar o que temos com os outros, e em amar e servir uns aos outros como irmãos e irmãs. E ele descobriu que, quando fazemos isso, somos abençoados com uma vida plena e feliz, cheia de amor e paz.
Versões
Jesus, porém, respondeu: — Certo homem deu uma grande ceia e convidou muitos.
Então Jesus lhe disse: — Certo homem convidou muita gente para uma festa que ia dar.