Lucas 13:6

6

Então contou esta parábola: "Um homem tinha uma figueira plantada em sua vinha. Foi procurar fruto nela, e não achou nenhum.

Lucas 13:6

Significado de Lucas 13:6

O tema central da parábola é a importância da produção de frutos na vida cristã.

O personagem principal é um homem que tinha uma figueira plantada em sua vinha.

O homem esperava encontrar frutos na figueira.

A figueira não produziu frutos porque não estava dando os cuidados necessários.

Na Bíblia, a figueira é frequentemente usada como símbolo de Israel ou do povo de Deus.

O homem decide dar mais uma chance para a figueira e adiar a sua decisão de cortá-la.

A mensagem principal é que Deus espera que seus filhos produzam frutos em suas vidas e que, se não o fizerem, haverá consequências.

Podemos aplicar essa parábola em nossas vidas hoje em dia, lembrando-nos da importância de produzir frutos em nossas vidas cristãs, como amor, bondade, paciência, fidelidade, entre outros.

A figueira estava plantada na vinha, o que sugere que fazia parte do conjunto de plantas que deveriam produzir frutos.

A produção de frutos é importante na vida cristã porque é uma evidência visível do nosso relacionamento com Deus e do nosso compromisso em seguir seus mandamentos.

Explicação de Lucas 13:6

A história da figueira infrutífera na vinha: uma parábola sobre a importância da produtividade

Em Lucas 13:6, Jesus conta uma parábola sobre um homem que tinha uma figueira plantada em sua vinha. Ele foi procurar fruto na figueira, mas não encontrou nenhum. O homem então disse ao seu jardineiro: "Há três anos venho procurar fruto nesta figueira e não acho. Corte-a! Por que deixá-la inutilizar a terra?".

Essa parábola é uma metáfora para a nossa vida espiritual. A figueira representa a nossa vida e o homem representa Deus. Assim como o homem procurou fruto na figueira, Deus procura frutos em nossas vidas. Ele espera que produzamos frutos de amor, bondade, paciência, fidelidade, entre outros. Mas, assim como a figueira não produziu frutos, muitas vezes nós também não produzimos.

O jardineiro, por sua vez, representa Jesus. Ele pede ao homem que dê mais uma chance à figueira, que ele irá cuidar dela e adubá-la. Jesus é o nosso intercessor diante de Deus. Ele nos defende e nos ajuda a produzir frutos em nossas vidas.

Essa parábola nos ensina que Deus espera que sejamos produtivos em nossas vidas. Ele nos deu dons e talentos para que possamos usá-los em benefício do próximo e para a sua glória. Se não produzirmos frutos, seremos como a figueira infrutífera, que não serve para nada.

Portanto, devemos nos esforçar para produzir frutos em nossas vidas. Devemos buscar a Deus, estudar a sua palavra, orar e pedir a ajuda de Jesus para que possamos ser produtivos em tudo o que fazemos. Assim, seremos como a figueira que produz frutos e agrada ao homem que a plantou.

Versões

Bíblia NAA
6

E Jesus contou a seguinte parábola: — Certo homem tinha uma figueira plantada na sua vinha e, vindo procurar fruto nela, não achou.

Bíblia NTLH
6

Então Jesus contou esta parábola : — Certo homem tinha uma figueira na sua plantação de uvas. E, quando foi procurar figos, não encontrou nenhum.