Lucas 13:17
Tendo dito isso, todos os seus oponentes ficaram envergonhados, mas o povo se alegrava com todas as maravilhas que ele estava fazendo.
Significado de Lucas 13:17
Jesus disse isso.
Os oponentes de Jesus ficaram envergonhados.
O povo estava se alegrando.
As maravilhas que Jesus estava fazendo incluíam curas e milagres.
Os oponentes ficaram envergonhados porque Jesus havia exposto a hipocrisia deles.
Depois que os oponentes ficaram envergonhados, Jesus continuou a realizar milagres e ensinar o povo.
O povo se alegrava com as maravilhas que Jesus estava fazendo.
Essa passagem bíblica nos ensina que as pessoas muitas vezes se envergonham quando são confrontadas com a verdade.
Podemos aplicar essa passagem bíblica em nossas vidas sendo honestos conosco mesmos e com os outros, mesmo que isso signifique admitir nossas falhas e fraquezas.
A mensagem principal dessa passagem bíblica é que a verdade sempre prevalece, mesmo que os oponentes tentem negá-la ou escondê-la.
Explicação de Lucas 13:17
A alegria do povo diante das maravilhas realizadas por Jesus e a vergonha dos seus oponentes
No decorrer da sua vida pública, Jesus realizou muitos milagres e curas, que atraíram a atenção das pessoas e geraram muitas discussões entre os líderes religiosos da época. Em uma dessas ocasiões, Jesus estava ensinando em uma sinagoga em um sábado, quando viu uma mulher que estava encurvada há dezoito anos, sem poder se endireitar. Ele chamou-a à frente e disse: "Mulher, você está livre da sua enfermidade". Então, ele colocou as mãos sobre ela e imediatamente ela se endireitou e começou a louvar a Deus.
Essa cura milagrosa causou grande admiração no povo que estava presente, mas também gerou a ira dos líderes religiosos, que acusaram Jesus de violar a lei do sábado, já que ele havia realizado uma cura em um dia sagrado. Jesus, por sua vez, respondeu-lhes com uma pergunta: "Vocês não soltam da manjedoura o seu boi ou jumento no sábado e os levam para beber água?".
Diante dessa resposta, todos os oponentes de Jesus ficaram envergonhados, pois não tinham argumentos para refutá-lo. Enquanto isso, o povo se alegrava com todas as maravilhas que ele estava fazendo, pois reconheciam nele um enviado de Deus que trazia a cura e a libertação para aqueles que sofriam.
Essa história é uma demonstração do poder de Jesus em curar e libertar as pessoas, mas também revela a oposição que ele enfrentou por parte dos líderes religiosos da época. Enquanto eles se preocupavam com as regras e tradições, Jesus se importava com as pessoas e com a sua dor, e por isso era amado pelo povo simples, que reconhecia nele um verdadeiro profeta de Deus.
Hoje, essa história nos inspira a seguir o exemplo de Jesus, colocando as pessoas em primeiro lugar e buscando sempre a cura e a libertação para aqueles que sofrem. Que possamos aprender a enxergar além das regras e tradições, e a reconhecer a presença de Deus nas maravilhas que ele realiza em nossas vidas.
Versões
Tendo Jesus dito estas palavras, todos os seus adversários ficaram envergonhados. Entretanto, o povo se alegrava por todos os feitos gloriosos que Jesus realizava.
Os inimigos de Jesus ficaram envergonhados com essa resposta, mas toda a multidão ficou alegre com as coisas maravilhosas que ele fazia.