Lucas 12:17

17

Ele pensou consigo mesmo: ‘O que vou fazer? Não tenho onde armazenar minha colheita’.

Significado do Versículo

O personagem principal da passagem bíblica é um homem que havia colhido uma grande quantidade de frutos.

Ele havia colhido uma grande quantidade de frutos.

Ele não tinha onde armazenar sua colheita porque seus celeiros estavam cheios.

Sua preocupação era com o que fazer com a sua colheita excedente.

Ele decidiu derrubar seus celeiros e construir outros maiores.

A solução que ele encontrou foi armazenar sua colheita excedente nos novos celeiros que havia construído.

Deus repreendeu o homem por sua ganância e falta de gratidão.

Essa passagem bíblica nos ensina que a ganância pode nos levar a esquecer da gratidão e da generosidade.

A mensagem que podemos extrair dessa história é que devemos ser gratos pelo que temos e compartilhar com aqueles que têm menos.

Podemos aplicar essa lição em nossa vida diária sendo mais conscientes sobre nossas necessidades e as necessidades dos outros, e buscando ser mais generosos e gratos em nossas atitudes.

Explicação de Lucas 12:17

A história do homem que não tinha onde guardar sua colheita

Era uma vez um homem que trabalhava arduamente em sua plantação. Ele cuidava de cada detalhe, desde o plantio até a colheita, com muito zelo e dedicação. Quando finalmente chegou o momento da colheita, ele se surpreendeu com a quantidade de frutos que havia conseguido produzir. As árvores estavam carregadas de frutas, os campos estavam repletos de grãos e ele se sentia muito feliz e realizado.

No entanto, ao olhar para toda aquela colheita, o homem percebeu que não tinha onde armazená-la. Ele pensou consigo mesmo: "O que vou fazer? Não tenho onde guardar minha colheita". Ele ficou muito preocupado, pois sabia que se não conseguisse armazenar seus frutos, eles acabariam se perdendo e ele não teria como aproveitar todo o esforço que havia dedicado à sua plantação.

O homem começou a buscar soluções para o seu problema. Ele pensou em construir um celeiro, mas não tinha dinheiro suficiente para isso. Ele pensou em pedir ajuda aos seus vizinhos, mas não queria parecer fraco ou incapaz. Ele ficou tão preocupado que acabou perdendo o sono e não conseguia pensar em outra coisa a não ser na sua colheita.

Foi então que ele se lembrou de uma história que havia ouvido quando era criança. Era a história de um homem que tinha muitas riquezas, mas que não conseguia ser feliz porque se preocupava demais com elas. Ele decidiu que não queria ser como aquele homem e que precisava confiar em Deus para resolver o seu problema.

Assim, o homem decidiu orar e pedir a Deus que o ajudasse a encontrar uma solução para o seu problema. Ele se sentiu mais calmo e confiante depois de fazer isso e, no dia seguinte, recebeu a visita de um amigo que lhe ofereceu um espaço em seu celeiro para que pudesse armazenar sua colheita.

O homem ficou muito feliz e agradecido a Deus por ter enviado um amigo tão generoso. Ele aprendeu que não precisava se preocupar tanto com as coisas materiais e que, se confiasse em Deus, sempre encontraria uma solução para seus problemas. Ele guardou sua colheita com muito cuidado e, no final das contas, conseguiu aproveitar todos os frutos de seu trabalho.

O versículo de Lucas 12:17 nos ensina sobre a importância de confiar em Deus e não se preocupar tanto com as coisas materiais. O homem da história aprendeu essa lição da melhor maneira possível e conseguiu superar seu problema graças à sua fé e confiança em Deus.

Versões

17

Então ele começou a pensar: "Que farei, pois não tenho onde armazenar a minha colheita?"

17

Então ele começou a pensar: “Eu não tenho lugar para guardar toda esta colheita. O que é que vou fazer?