Lucas 10:4
Não levem bolsa nem saco de viagem nem sandálias; e não saúdem ninguém pelo caminho.
Significado de Lucas 10:4
Jesus disse para os discípulos não levarem bolsa ou saco de viagem para enfatizar a importância da confiança em Deus e da dependência dele durante a viagem.
Jesus disse para os discípulos não levarem sandálias para enfatizar a importância da simplicidade e da humildade no serviço a Deus.
Jesus disse para os discípulos não saudarem ninguém pelo caminho para enfatizar a importância da missão e do propósito da viagem, que era pregar o evangelho e não se distrair com conversas e distrações pelo caminho.
Isso significa que os discípulos deveriam confiar em Deus para prover o que eles precisavam durante a viagem.
Os discípulos deveriam depender da hospitalidade das pessoas que encontrassem pelo caminho.
Os discípulos deveriam confiar em Deus para protegê-los do frio ou do calor.
Jesus disse para não saudarem ninguém pelo caminho para enfatizar a importância da missão e do propósito da viagem.
Os discípulos deveriam ser educados e cordiais, mas não deviam se distrair com conversas e distrações pelo caminho.
O significado espiritual dessa instrução é que devemos confiar em Deus e depender dele em todas as áreas de nossas vidas, incluindo em nossas viagens e missões.
Podemos aplicar essa instrução em nossas vidas hoje, confiando em Deus e dependendo dele em todas as áreas de nossas vidas, incluindo em nossas viagens e missões. Também podemos lembrar a importância da simplicidade, humildade e foco em nossos propósitos e missões.
Explicação de Lucas 10:4
Uma orientação radical para os missionários: deixem tudo para trás e sigam em frente
Ao enviar seus discípulos para pregar a mensagem do Reino de Deus, Jesus lhes deu uma orientação radical: "Não levem bolsa nem saco de viagem nem sandálias; e não saúdem ninguém pelo caminho." (Lucas 10:4). Essa instrução pode parecer estranha para nós hoje, mas na época de Jesus ela fazia todo o sentido.
Naquele tempo, as pessoas carregavam suas posses em bolsas ou sacos de viagem, e as sandálias eram um item essencial para proteger os pés durante as longas caminhadas. Ao dizer para seus discípulos deixarem essas coisas para trás, Jesus estava ensinando-lhes a depender totalmente de Deus e confiar na hospitalidade das pessoas que encontrassem pelo caminho.
Além disso, a instrução para não saudar ninguém pelo caminho não significava que os discípulos deveriam ser rudes ou ignorar as pessoas. Na verdade, saudar alguém naquela época era um processo demorado e formal, que poderia facilmente distrair os missionários de sua tarefa principal. Jesus estava simplesmente dizendo para eles se concentrarem em sua missão e não se deixarem distrair por formalidades desnecessárias.
Ao seguir essas instruções, os discípulos estavam demonstrando sua total confiança em Deus e sua disposição de deixar tudo para trás em nome do Reino. Eles estavam dispostos a se arriscar, a confiar nas pessoas que encontrassem pelo caminho e a depender da providência divina para suprir suas necessidades.
Hoje em dia, essa instrução pode parecer impraticável ou até mesmo perigosa. Mas a verdade é que ainda há muitas pessoas ao redor do mundo que vivem dessa maneira, confiando em Deus para suprir suas necessidades e se arriscando em nome do evangelho. E mesmo que não sejamos chamados a seguir essa orientação literalmente, podemos aprender muito com a atitude dos discípulos de Jesus e buscar confiar mais em Deus em nossa própria vida e missão.
Versões
Não levem bolsa, nem sacola, nem sandálias; e não saúdem ninguém pelo caminho.
Não levem bolsa, nem sacola, nem sandálias. E não parem no caminho para cumprimentar ninguém.