Lucas 1:26

26

No sexto mês Deus enviou o anjo Gabriel a Nazaré, cidade da Galiléia,

Lucas 1:26

Significado de Lucas 1:26

O anjo Gabriel é um mensageiro celestial que aparece em várias passagens da Bíblia.

Deus enviou o anjo Gabriel para anunciar a Maria que ela seria a mãe de Jesus.

"No sexto mês" se refere ao sexto mês da gravidez de Isabel, prima de Maria, que também estava grávida.

Nazaré é uma cidade na região da Galiléia, no norte de Israel.

A Galiléia é uma região no norte de Israel, que inclui cidades como Nazaré, Cafarnaum e Tiberíades.

Nazaré é importante porque é onde Jesus cresceu e passou a maior parte de sua vida.

O contexto histórico dessa passagem é o período do Império Romano, quando a Palestina era uma província romana.

O destinatário da mensagem do anjo Gabriel é Maria, uma jovem virgem que estava noiva de José.

A mensagem do anjo Gabriel é que Maria conceberia um filho pelo Espírito Santo e que ele seria o Filho de Deus.

A importância teológica dessa passagem é que ela anuncia o nascimento de Jesus, que é o Salvador do mundo e o cumprimento das profecias do Antigo Testamento.

Explicação de Lucas 1:26

A visita celestial à cidade de Nazaré

Em um momento de grande expectativa, uma notícia celestial foi anunciada a uma jovem mulher em Nazaré, cidade da Galiléia. O anjo Gabriel foi enviado por Deus para entregar uma mensagem de grande importância. O sexto mês da gravidez de Isabel, parente da jovem, era o momento escolhido para o anúncio da chegada do Messias.

Gabriel apareceu à jovem Maria, que ficou surpresa e assustada com a presença do anjo. Ele a tranquilizou e disse que ela havia sido escolhida por Deus para ser a mãe do Salvador. Maria ficou maravilhada com a notícia, mas também preocupada, pois não era casada e não sabia como explicaria sua gravidez para José, seu noivo.

O anjo explicou que o Espírito Santo viria sobre ela e que o filho que nasceria seria chamado de Filho de Deus. Ele também informou que Isabel, que era estéril, estava grávida de seis meses e que isso era prova do poder de Deus. Maria, então, aceitou a vontade divina e disse: "Eis aqui a serva do Senhor; cumpra-se em mim segundo a tua palavra".

Gabriel partiu e Maria foi visitar Isabel, que morava em uma cidade próxima. Quando Maria chegou, Isabel sentiu a presença do Espírito Santo e reconheceu que Maria seria a mãe do Salvador. Isabel disse a Maria: "Bendita és tu entre as mulheres, e bendito é o fruto do teu ventre". Maria ficou feliz e agradeceu a Deus por ter escolhido-a para ser a mãe do Salvador.

Maria permaneceu com Isabel por três meses e depois voltou para Nazaré. José, seu noivo, ficou sabendo da gravidez de Maria e ficou muito preocupado. Ele pensou em deixá-la, mas um anjo apareceu em um sonho e explicou que Maria estava grávida pelo Espírito Santo e que o filho que nasceria seria o Salvador. José aceitou a explicação divina e casou-se com Maria.

Assim, a história da visita celestial à cidade de Nazaré se tornou um marco importante na história do cristianismo. A mensagem do anjo Gabriel anunciando a chegada do Salvador foi recebida com alegria e esperança por Maria, Isabel e José. Eles foram instrumentos de Deus para cumprir seu plano de salvação para a humanidade.

Versões

Bíblia NAA
26

No sexto mês, o anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galileia, chamada Nazaré,

Bíblia NTLH
26

Quando Isabel estava no sexto mês de gravidez, Deus enviou o anjo Gabriel a uma cidade da Galileia chamada Nazaré.