Levítico 4:20
e fará com este novilho como fez com o novilho da oferta pelo pecado. Assim o sacerdote fará propiciação por eles, e eles serão perdoados.
Significado de Levítico 4:20
A passagem está no livro de Levítico, que é parte da Torá, o livro sagrado dos judeus. Levítico contém leis e rituais relacionados ao sacerdócio e ao culto no Templo de Jerusalém.
O sacerdote mencionado é um dos sacerdotes levitas que serviam no Templo de Jerusalém.
Propiciação significa fazer as pazes ou reconciliar-se com Deus. Na religião judaica, a propiciação é feita por meio de ofertas e sacrifícios.
A oferta pelo pecado é uma oferta que é feita quando alguém comete um pecado involuntário ou negligente. Ela é uma forma de expiação pelo pecado.
O novilho é usado nessa oferta porque é um animal puro e sem defeito. Ele representa a pureza e a perfeição que são necessárias para se aproximar de Deus.
"Eles" se refere aos pecadores que estão oferecendo a oferta pelo pecado. Eles buscam o perdão de Deus por seus pecados.
O propósito da propiciação é reconciliar o pecador com Deus. Ela é uma forma de expiação pelo pecado e de restabelecer a relação com Deus.
A propiciação é feita por meio de ofertas e sacrifícios. No caso da oferta pelo pecado, o sacerdote oferece o novilho no altar e derrama o sangue em torno do altar.
A propiciação é uma parte importante da religião judaica porque é uma forma de se aproximar de Deus e de buscar o perdão pelos pecados.
Essa passagem se relaciona com outras passagens bíblicas que falam sobre o perdão de Deus e a importância da expiação pelo pecado. Ela também se relaciona com a ideia de que a reconciliação com Deus é possível por meio de ofertas e sacrifícios.
Explicação de Levítico 4:20
A história da oferta de propiciação pelo pecado
Na antiga tradição judaica, a oferta de propiciação pelo pecado era um ritual importante para a purificação dos pecados cometidos pelo povo. Esse ritual era realizado pelo sacerdote, que seguia um conjunto de regras estabelecidas pela lei mosaica.
De acordo com Levítico 4:20, o sacerdote deveria sacrificar um novilho como oferta pelo pecado, seguindo o mesmo procedimento realizado com o novilho da oferta anterior. Esse sacrifício tinha como objetivo fazer propiciação pelos pecados do povo, para que eles fossem perdoados.
A oferta de propiciação pelo pecado era um ato de arrependimento e reconciliação com Deus. O sacerdote deveria seguir um processo específico para realizar o sacrifício, que incluía a imolação do animal, a aspersão do sangue e a queima da gordura.
Esse ritual era realizado em diferentes situações, como quando o povo pecava sem intenção, quando o sacerdote pecava, quando o líder do povo pecava ou quando todo o povo pecava. O objetivo era sempre o mesmo: purificar o povo e restaurar a comunhão com Deus.
A oferta de propiciação pelo pecado era um ato simbólico que apontava para a necessidade de uma expiação definitiva pelos pecados do povo. Essa expiação seria realizada por meio do sacrifício de Jesus Cristo na cruz, que se ofereceu como o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo.
Em Hebreus 10:4-10, o autor explica que os sacrifícios oferecidos pelos sacerdotes do Antigo Testamento eram apenas sombras do sacrifício perfeito que seria realizado por Jesus. Ele escreve: "Mas, em sacrifícios, cada ano se faz comemoração dos pecados, porque é impossível que o sangue dos touros e dos bodes tire os pecados. Por isso, entrando no mundo, diz: Sacrifício e oferta não quiseste, mas corpo me preparaste; holocaustos e oblações pelo pecado não te agradaram. Então, eu disse: Eis-me aqui (no rolo do livro está escrito de mim), para fazer, ó Deus, a tua vontade. Depois de dizer, acima: Sacrifícios, ofertas, holocaustos e oblações pelo pecado não quiseste, nem te agradaram (os quais se oferecem segundo a lei), então, disse: Eis-me aqui para fazer, ó Deus, a tua vontade. Ele tira o primeiro, para estabelecer o segundo. Na qual vontade temos sido santificados pela oblação do corpo de Jesus Cristo, feita uma vez para sempre."
Assim, a oferta de propiciação pelo pecado, descrita em Levítico 4:20, aponta para a necessidade de uma expiação definitiva pelos pecados do povo, que seria realizada por meio do sacrifício de Jesus Cristo. Esse sacrifício é a base da nossa salvação e da nossa reconciliação com Deus.
Versões
e fará com este novilho como fez com o novilho da oferta pelo pecado. Assim, o sacerdote fará expiação por eles, e eles serão perdoados.
e fará com esse animal o mesmo que fez com aquele que ele ofereceu para tirar o seu próprio pecado. O sacerdote oferecerá esse sacrifício para conseguir o perdão de pecados, e o povo será perdoado.