Levítico 16:26

26

"Aquele que soltar o bode para Azazel lavará as suas roupas e se banhará com água, e depois poderá entrar no acampamento.

Levítico 16:26

Significado de Levítico 16:26

Azazel é um termo hebraico que significa "bode expiatório".

O bode é solto para Azazel como parte do ritual de expiação dos pecados do povo de Israel.

Lavar as roupas e se banhar com água simboliza a purificação do pecado.

Entrar no acampamento significa ser aceito de volta à comunidade depois de ter sido purificado.

Se alguém não lavar suas roupas e se banhar com água depois de soltar o bode, ele será considerado impuro e não poderá entrar no acampamento.

O ritual de soltar o bode para Azazel representa a transferência dos pecados do povo para o bode, que é então enviado para o deserto como um sacrifício pelo pecado.

O sumo sacerdote é responsável por soltar o bode para Azazel.

O bode é enviado para o deserto, onde morre ou é capturado por um predador.

O ritual não é realizado hoje em dia, pois o Templo de Jerusalém foi destruído em 70 d.C.

O ritual é importante porque simboliza a purificação do pecado e a reconciliação com Deus.

Explicação de Levítico 16:26

A Tradição do Bode Expiatório: A História da Cerimônia que Lavou as Roupas dos Pecadores

No livro sagrado do Levítico, há um versículo que fala sobre um bode que é solto no deserto para Azazel. Este bode é conhecido como o bode expiatório, e sua cerimônia era realizada uma vez por ano pelos judeus antigos. Acredita-se que a cerimônia tenha começado no tempo do Templo de Salomão, e continuou até a destruição do Segundo Templo em 70 d.C.

A cerimônia do bode expiatório era realizada no Dia da Expiação, que é o décimo dia do sétimo mês do calendário judaico. O sumo sacerdote escolhia dois bodes, um para o Senhor e outro para Azazel. O bode escolhido para o Senhor era sacrificado como oferta pelo pecado, enquanto o bode escolhido para Azazel era levado para fora do acampamento e solto no deserto.

Antes de soltar o bode para Azazel, o sumo sacerdote confessava os pecados do povo sobre a cabeça do animal. Isso simbolizava a transferência dos pecados do povo para o bode, que era então levado para longe do acampamento, para nunca mais voltar. Acredita-se que a cerimônia do bode expiatório era uma forma de purificar o povo de seus pecados e de reconciliá-los com Deus.

O versículo em questão fala sobre a purificação do sumo sacerdote após a cerimônia do bode expiatório. Ele deveria lavar suas roupas e se banhar com água antes de entrar novamente no acampamento. Isso simbolizava a purificação do sumo sacerdote dos pecados do povo, e sua capacidade de se aproximar novamente de Deus.

A cerimônia do bode expiatório é uma das mais antigas tradições judaicas, e é mencionada em vários outros livros da Bíblia, incluindo o Livro de Isaías e o Livro de Hebreus. Embora a cerimônia não seja mais realizada pelos judeus modernos, ela ainda é lembrada como uma das mais importantes tradições do antigo Israel.

O bode expiatório é um símbolo poderoso de purificação e reconciliação, e sua cerimônia é uma lembrança do poder do perdão e da graça de Deus. Embora a cerimônia em si possa ter desaparecido, o significado por trás dela ainda é relevante hoje em dia, e nos lembra da importância de buscar a purificação e a reconciliação com Deus em nossas próprias vidas.

Versões

Bíblia NAA
26

E aquele que tiver levado o bode emissário lavará as suas roupas, banhará o seu corpo em água e, depois, entrará no arraial.

Bíblia NTLH
26

O homem que tiver levado o bode para o deserto deverá lavar a roupa que estiver vestindo e tomar um banho antes de entrar de novo no acampamento.