Levítico 14:6
Então pegará a ave viva e a molhará, juntamente com o pedaço de madeira de cedro, com o pano vermelho e com o ramo de hissopo, no sangue da ave morta em água corrente.
Significado de Levítico 14:6
Levítico 14:6 faz parte das leis de purificação descritas no livro de Levítico.
A ave é molhada com esses elementos para que possa ser aspergida sobre a pessoa ou objeto que precisa ser purificado.
O sangue da ave morta em água corrente simboliza a purificação do pecado.
A ave é escolhida como um símbolo de purificação porque ela é um animal limpo e puro.
O sacerdote é responsável por realizar o ritual de purificação e aspergir a ave sobre a pessoa ou objeto que precisa ser purificado.
Na prática, a ave era morta e o sangue era coletado em uma tigela. Em seguida, o sacerdote molhava a ave viva e os elementos no sangue da ave morta e aspergia sobre a pessoa ou objeto que precisava ser purificado.
A água corrente é importante porque simboliza a vida e a renovação.
O pano vermelho simboliza o sangue da ave morta e o ramo de hissopo simboliza a purificação.
O cedro é usado porque é um tipo de madeira que não apodrece facilmente e simboliza a eternidade.
Essa passagem bíblica se relaciona com outras passagens sobre purificação, como Levítico 14:51-52 e Números 19:1-22.
Explicação de Levítico 14:6
A história da utilização de uma ave viva, um pedaço de madeira de cedro, um pano vermelho e um ramo de hissopo no sangue de uma ave morta em água corrente
No livro sagrado, há uma passagem que descreve um ritual de purificação que envolve a utilização de uma ave viva, um pedaço de madeira de cedro, um pano vermelho e um ramo de hissopo no sangue de uma ave morta em água corrente. Esse ritual é descrito em Levítico 14:6.
De acordo com a tradição judaica, esse ritual era realizado para purificar uma pessoa que tivesse sido curada de uma doença de pele, como a lepra. A pessoa curada deveria levar dois pássaros ao sacerdote, que sacrificaria um deles e usaria o sangue para aspergir a pessoa curada, o pedaço de madeira de cedro, o pano vermelho e o ramo de hissopo. Em seguida, o sacerdote soltaria o segundo pássaro vivo, simbolizando a libertação da pessoa curada da doença.
Esse ritual era importante porque, na época, as doenças de pele eram consideradas impuras e as pessoas que as tinham eram excluídas da sociedade. A purificação era necessária para que a pessoa pudesse voltar a conviver com os outros membros da comunidade.
Além disso, o uso da ave viva, do pedaço de madeira de cedro, do pano vermelho e do ramo de hissopo tinha um significado simbólico. A ave viva representava a vida, enquanto a ave morta simbolizava a morte. O pedaço de madeira de cedro era usado porque a madeira de cedro era considerada pura. O pano vermelho simbolizava o sangue, que era considerado a fonte da vida. O ramo de hissopo era usado porque a hissopo era uma planta que crescia em lugares secos e rochosos, simbolizando a capacidade de sobreviver em condições adversas.
Hoje em dia, esse ritual não é mais praticado, mas ainda é considerado importante pelos judeus como uma forma de lembrar a importância da purificação e da cura. Além disso, a passagem de Levítico 14:6 é vista como uma forma de lembrar a importância da vida e da morte, e como esses conceitos estão interligados.
Em resumo, a história da utilização de uma ave viva, um pedaço de madeira de cedro, um pano vermelho e um ramo de hissopo no sangue de uma ave morta em água corrente é uma história de purificação e cura. Esse ritual era importante para os judeus porque permitia que as pessoas curadas de doenças de pele pudessem voltar a conviver com a comunidade. Além disso, o uso de símbolos como a ave viva, o pedaço de madeira de cedro, o pano vermelho e o ramo de hissopo tinha um significado simbólico importante. Hoje em dia, essa passagem é vista como uma forma de lembrar a importância da purificação e da cura, e como a vida e a morte estão interligadas.
Versões
Depois o sacerdote pegará a ave que ficou viva, a madeira de cedro, o pano escarlate e o hissopo e os molhará no sangue da ave que foi morta sobre as águas correntes.
Depois ele pegará a outra ave, o pedaço de madeira de cedro, a lã tingida de vermelho e o hissopo e os mergulhará no sangue da ave que foi morta.