Levítico 14:30

30

Depois sacrificará uma das rolinhas ou um dos pombinhos, os quais a pessoa tem condições de ofertar,

Levítico 14:30

Significado de Levítico 14:30

Levítico 14:30 faz parte das leis de purificação para pessoas que foram curadas de lepra.

A pessoa precisa sacrificar uma rolinha ou um pombinho como parte do ritual de purificação.

O sacrifício de uma rolinha ou um pombinho representa a oferta de um sacrifício a Deus como forma de agradecimento pela cura.

A pessoa sabe se tem condições de ofertar uma rolinha ou um pombinho baseada em sua situação financeira.

Se a pessoa não tiver condições de ofertar uma rolinha ou um pombinho, ela pode oferecer farinha como alternativa.

O sacrifício de animais na tradição judaica era uma forma de se aproximar de Deus e oferecer agradecimento e arrependimento.

Na época em que Levítico foi escrito, o sacrifício de animais era realizado em um altar no templo.

A oferta de sacrifícios era uma parte importante da religião judaica, pois era vista como uma forma de se conectar com Deus.

A oferta de sacrifícios representa a devoção e a obediência dos judeus a Deus.

Na religião cristã, a oferta de sacrifícios não é mais necessária, pois Jesus Cristo é visto como o sacrifício final e completo pelos pecados da humanidade.

Explicação de Levítico 14:30

A Oferta de Agradecimento com Animais Pequenos

Em Levítico 14:30, há uma referência a uma oferta de agradecimento que pode ser feita com animais pequenos. Mas como essa prática surgiu e qual é o seu significado?

A oferta de agradecimento era uma prática comum entre os antigos hebreus. Quando alguém era curado de uma doença ou salvo de alguma situação perigosa, essa pessoa poderia oferecer um sacrifício como forma de agradecimento a Deus. Essa oferta poderia ser feita com animais grandes, como bois ou ovelhas, ou com animais pequenos, como rolinhas ou pombinhos.

No caso da oferta com animais pequenos, a pessoa deveria sacrificar um deles e oferecê-lo como holocausto, ou seja, queimá-lo completamente no altar. Além disso, deveria oferecer outro animal pequeno como oferta pelo pecado, para purificar-se da impureza causada pela doença ou situação perigosa da qual foi salvo.

Mas por que usar animais pequenos? Essa prática tem uma explicação simples: nem todas as pessoas tinham condições financeiras de oferecer animais grandes como sacrifício. Os animais pequenos eram mais acessíveis e, portanto, permitiam que mais pessoas pudessem fazer essa oferta de agradecimento.

Além disso, a oferta com animais pequenos também tinha um significado simbólico. Os pombinhos e rolinhas eram animais considerados puros e inocentes, e oferecê-los como sacrifício era uma forma de mostrar humildade e reconhecer a própria fragilidade diante de Deus. Era uma forma de dizer: "Eu sou como esse animal pequeno, frágil e dependente de Ti, ó Deus".

Essa prática de oferecer animais pequenos como sacrifício continuou até a época de Jesus. Na verdade, quando Maria e José levaram Jesus ao templo para apresentá-lo a Deus, eles ofereceram dois pombinhos como sacrifício (Lucas 2:22-24).

Hoje em dia, é claro, não fazemos mais esse tipo de oferta de agradecimento com animais. Mas a ideia de reconhecer a própria fragilidade e dependência de Deus ainda é muito importante. Agradecer a Deus pelas bênçãos recebidas é uma forma de lembrar que tudo o que temos vem dele, e que devemos ser gratos por isso.

Versões

Bíblia NAA
30

Oferecerá uma das rolinhas ou um dos pombinhos, segundo as suas posses;

Bíblia NTLH
30

Depois, conforme as posses dessa pessoa, o sacerdote oferecerá as duas rolinhas ou os dois pombinhos.